Um dos tipos de reconhecimentos dados pelo INPI além das patentes de inovações estão as certificações, como as Indicações Geográficas. Exemplo foi o reconhecimento da entidade ao município de Viçosa do Ceará, agora certificado como a capital cearense da cachaça. A aprovação, na espécie de Indicação de Procedência, ocorreu no último dia 24.
Esta é a 123ª Indicação Geográfica registrada pelo INPI. O objetivo do selo é atestar o impacto histórico, a qualidade e confiabilidade do produto. De acordo as informações, o processo de produção da cachaça no Ceará em Viçosa começou por volta século XVII, e com ao passar dos anos o município cearense se tornou referência na produção de alta qualidade, e por volta dos anos 1800 já se produzia a cachaça de alambique, envelhecida em tonéis de madeiras nobres.
A perspectiva é de que o reconhecimento agregue valor ao produto. A Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará (APCVIC) liderou o movimento de reconhecimento e também trabalhou pelo incentivo à maior profissionalização, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).