Logo O POVO+
INPI reconhece Viçosa do Ceará como capital cearense da cachaça
Comentar
Economia

INPI reconhece Viçosa do Ceará como capital cearense da cachaça

Certificação.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Viçosa do Ceará vai sediar festival mel e cachaça (Foto: Arquivo Sebrae/Divulgação)
Foto: Arquivo Sebrae/Divulgação Viçosa do Ceará vai sediar festival mel e cachaça

Um dos tipos de reconhecimentos dados pelo INPI além das patentes de inovações estão as certificações, como as Indicações Geográficas. Exemplo foi o reconhecimento da entidade ao município de Viçosa do Ceará, agora certificado como a capital cearense da cachaça. A aprovação, na espécie de Indicação de Procedência, ocorreu no último dia 24.

Esta é a 123ª Indicação Geográfica registrada pelo INPI. O objetivo do selo é atestar o impacto histórico, a qualidade e confiabilidade do produto. De acordo as informações, o processo de produção da cachaça no Ceará em Viçosa começou por volta século XVII, e com ao passar dos anos o município cearense se tornou referência na produção de alta qualidade, e por volta dos anos 1800 já se produzia a cachaça de alambique, envelhecida em tonéis de madeiras nobres.

A perspectiva é de que o reconhecimento agregue valor ao produto. A Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará (APCVIC) liderou o movimento de reconhecimento e também trabalhou pelo incentivo à maior profissionalização, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).

O que você achou desse conteúdo?