Logo O POVO+
Cultura dentro das empresas ainda é um desafio para o ESG
Economia

Cultura dentro das empresas ainda é um desafio para o ESG

Análise
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um dos maiores desafios para a implementação das políticas ESG dentro das empresas é a cultura. É o que afirma Bia Fiuza, colunista da rádio O POVO CBN e empreendedora de Impacto Social.

"É importante entender o ESG não como uma despesa ou um gasto, mas sim como um investimento para o próprio benefício da empresa, para a fraternidade e para o crescimento."

Segundo a empreendedora, uma empresa que consegue trazer temas que olham para a governança ambiental, social e corporativa facilita as estratégias para a tomada de decisão.

"Então, a empresa que constrói um futuro com muito mais resiliência, com uma postura mais contemporânea e conectada com o que acontece no mundo."

Para melhorar essa questão, Bia Fiuza recomenda que o primeiro passo é olhar para as suas próprias práticas e entender onde estão os problemas e os gargalos ligados a questões sociais. "Por exemplo, empresas que têm muito turnover (taxa de rotatividade de colaboradores), empresas onde as pessoas saem muito ou precisam ser demitidas frequentemente, esse é um ponto de atenção a ser cuidado. Isso, na verdade, é um sinal de que a empresa precisa investigar e corrigir."

Assim, ela destaca que é importante identificar as práticas boas e aquelas que precisam de atenção e começar um debate interno em busca de soluções.

"Buscar ajuda externa é importante, trabalhar com consultores, olhar para as organizações que oferecem selos de reconhecimento e processos de análise da agenda dentro da empresa. Tudo isso são passos para se alcançar de fato uma maturidade."

O que você achou desse conteúdo?