Além da usina de dessalinização, o governador Elmano de Freitas informou que tem mantido diálogo com o Governo Federal acerca do marco legal do hidrogênio verde (H2V).
Ele detalhou uma emenda que foi apresentada e precisa ser analisada no plenário do Senado Federal, com o objetivo de propor a habilitação de empresas para ter os primeiros investimentos de H2V no País.
A agenda em Brasília também possibilitou iniciativas para a agricultura. O governador afirmou que abriu uma sessão com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com a possibilidade do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar a produção de energia pelo pequeno agricultor.
"Nós achamos que isso pode ser uma grande solução de renda para essa população. Seria uma iniciativa inédita no País e o estado do Ceará quer poder, inclusive, fazer a compra dessa energia, desse pequeno. Ele produziria a energia no assentamento de reforma agrária e o Ceará compraria a energia desse produtor". (colaborou João Paulo Biage)