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Pela primeira vez, HGF conquista liderança isolada como hospital mais lembrado no Ceará
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Pela primeira vez, HGF conquista liderança isolada como hospital mais lembrado no Ceará

| PESQUISA | Anuário Datafolha Top of Mind considerou entrevistas presenciais com pessoas a partir de 16 anos em Fortaleza neste ano
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Fachada do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Fachada do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi o primeiro a ser lembrado pelos cearenses na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, que identificou as marcas mais reconhecidas pelos moradores da Capital. Na categoria de hospital, 18,7% do público mencionaram o HGF. Este foi o primeiro ano em que a unidade conquistou a liderança isolada na categoria.

Do último ano para cá, o Hospital Geral de Fortaleza avançou 11 pontos percentuais nas menções, passando de 7,7% para 18,7% das respostas. Esse índice era de 10% em 2022, 12,7% em 2021 e 8,3% em 2020. O maior registro foi, justamente, em 2024, enquanto o menor ocorreu em 2016, com 3,6%, refletindo variações significativas nas 16 edições da pesquisa.

Hospital Geral de Fortaleza soma quatro conquistas

O HGF já acumula quatro vitórias ao longo do Anuário Datafolha Top of Mind, realizado entre 2004 e 2024. A diretora-geral do hospital, Ivelise Brasil, vê esse cenário como reflexo de um resultado positivo construído ano após ano, destacando o foco da unidade na qualidade da assistência prestada à população cearense.

“O HGF é um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade. Existe um trabalho contínuo sendo realizado junto à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para execução de estratégias e ações de fortalecimento da nossa assistência”, explicou Ivelise em entrevista ao O POVO.

Do último ano para cá, o Hospital Geral de Fortaleza avançou 11 pontos percentuais nas menções.(Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Do último ano para cá, o Hospital Geral de Fortaleza avançou 11 pontos percentuais nas menções.

Dentre as estratégias do hospital, a diretora-geral citou o aumento da oferta e a diversificação dos serviços especializados, além do incremento no quadro de funcionários. A unidade também tem voltado sua atenção para os investimentos em “tecnologia de ponta”, que deve proporcionar maior precisão no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

Anuário do Ceará 2024-2025

Inaugurado em 1969, o HGF passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990. O hospital dispõe de área superior aos 92 mil metros quadrados, onde ficam mais de 500 leitos, desde enfermarias de internação, emergência e obstetrícia até unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos e recém-nascidos, no setor neonatal.

Todos os meses, a unidade realiza cerca de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias eletivas e emergenciais e 220 mil exames laboratoriais. “O HGF conta com emergência de portas abertas 24 horas, e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC)”, complementou Ivelise.

Hospital da Unimed ficou na liderança no recorte da pesquisa entre o público A e B.(Foto: Otacilio Tavares/Unimed Fortaleza)
Foto: Otacilio Tavares/Unimed Fortaleza Hospital da Unimed ficou na liderança no recorte da pesquisa entre o público A e B.

Já o Hospital da Unimed ficou na liderança no recorte da pesquisa entre o público A e B, acumulando vitórias em todas as 16 edições do levantamento nesse segmento, com patamares estáveis. Entre os entrevistados dessa faixa, 17,6% responderam que a unidade particular é a primeira que vem à mente quando pensam em hospitais.

Hospital da Unimed vence entre o público A e B

O presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, destacou que estar entre as companhias mais lembradas requer grandes esforços de comunicação, marketing e de outras áreas. “A marca tem estado cada vez mais próxima aos clientes, não apenas quando eles precisam de assistência médica, mas com ações de promoção da saúde e bem-estar.”

“Ao longo dos anos, a Unimed Fortaleza vem investindo em programas e ações que estimulem a prática de atividades físicas, a alimentação saudável, o uso de bicicletas, entre outros hábitos, sendo agente de mudança positiva e incentivando a comunidade a viver mais e melhor”, detalhou o gestor sobre iniciativas.

O Hospital da Unimed ficou, também, em uma boa colocação após o HGF no levantamento com o público geral, com 8,5% das respostas.(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES O Hospital da Unimed ficou, também, em uma boa colocação após o HGF no levantamento com o público geral, com 8,5% das respostas.

Marcos comentou, ainda, que a empresa tem investido na ampliação e na melhoria constante de sua rede de atendimento própria. “O Hospital da Unimed conta com um ótimo trabalho das equipes médicas, assistenciais e administrativas para proporcionar serviços de saúde de alta qualidade na capital, e é referência em procedimentos de alta complexidade.”

O Hospital da Unimed ficou, também, em uma boa colocação após o HGF no levantamento com o público geral, com 8,5% das respostas. Em seguida, estavam a Hapvida com 8% e o Instituto José Frota (IJF) com 7,8%. Este último, inclusive, é o maior vencedor do segmento, acumulando 13 lideranças em 16 edições da pesquisa.

 

 

Metade da população lembra da Hapvida ao falar em plano de saúde em Fortaleza


Hapvida acumulou nove conquistas em 16 edições da pesquisa.(Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Hapvida acumulou nove conquistas em 16 edições da pesquisa.

O grupo empresarial Hapvida foi o primeiro a ser lembrado por metade das pessoas consultadas no levantamento Anuário Datafolha Top of Mind, em Fortaleza. Quando questionados sobre qual plano de saúde vem primeiro à mente, 49% dos entrevistados mencionaram o nome da companhia espontaneamente.

A operadora acumulou nove conquistas em 16 edições da pesquisa, ficando empatada com a Unimed como a marca que detém mais vitórias na categoria. Ao longo dos anos, o maior percentual de respostas para a Hapvida foi registrado em 2016, com 51,1%, enquanto o menor foi em 2006, com 26,1%.

Hapvida é composta por 15,9 milhões de beneficiários

De acordo com a vice-presidente de odontologia e marketing da Hapvida NotreDame Intermédica, Jaqueline Sena, a marca tem investido nos pilares de qualidade, tecnologia, segurança e acolhimento de forma constante, os quais considera indispensáveis para a promoção da saúde de ponta a ponta.

“Trabalhamos intensamente na prevenção de doenças e na promoção da saúde, cuidando da saúde integral dos nossos pacientes e oferecendo uma estrutura assistencial com alto padrão de qualidade presente em todas as cinco regiões do País. Isso tem garantido tanto o crescimento da nossa marca quanto o fortalecimento da nossa reputação”, detalhou.

O serviço verticalizado e integrado proposto pela operadora visa alcançar “preços justos".(Foto: Falcão Junior/Hapvida)
Foto: Falcão Junior/Hapvida O serviço verticalizado e integrado proposto pela operadora visa alcançar “preços justos".

A empresa está com uma campanha denominada ‘Saúde e sorrisos que conectam vidas’, cujo objetivo é destacar as pessoas que fazem parte do cotidiano da Hapvida. “Todos trazendo a essência, os diferenciais e as conexões genuínas que representam quem somos e representando o nosso ecossistema”, informou Jaqueline.

Hoje, a Hapvida é composta por 15,9 milhões de beneficiários, 67 mil colaboradores, 28 mil médicos, 22 mil dentistas e oito mil vendedores, em média. Já a rede assistencial própria da empresa detém 87 hospitais, 77 prontos atendimentos e 339 clínicas médicas, oferecendo, ainda, acesso a 293 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Hapvida e Unimed dividem pódio entre público A e B

O serviço verticalizado e integrado proposto pela operadora visa alcançar “preços justos” e “um serviço acessível para o bolso de milhões de brasileiros”. Segundo a vice-presidente de odontologia e marketing, “este é o tamanho da nossa responsabilidade, e o resultado positivo indica que estamos no caminho certo”.

Neste ano, além da Hapvida (49%), outras operadoras como Unimed (30,2%), SIM (1,2%), Cartão de Todos (1,1%) e Amil (1%) também foram citadas pelo público geral do Anuário Datafolha Top of Mind. No entanto, um em cada dez entrevistados (10,5%) não soube informar o nome de nenhum plano de saúde.

Unimed Fortaleza anunciou reajuste para planos com menos de 30 vidas(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Unimed Fortaleza anunciou reajuste para planos com menos de 30 vidas

Entre o público A e B, a Unimed e a Hapvida ocupam a primeira posição, com 46% e 38,1% das respostas dos entrevistados, respectivamente. A situação de empate técnico ocorreu devido à margem de erro do levantamento, a qual considera oito pontos percentuais para mais ou para menos nesse grupo específico.

A Unimed tem liderado em todas as 16 edições da pesquisa com esse público de 2004 a 2024, enquanto a Hapvida acumulou cinco vitórias. O menor percentual de menções registrado pela Unimed foi de 38% em 2013 e o maior foi de 61,8% em 2004. Já a Hapvida registrou seu menor percentual em 2004, com 21,6%, e seu maior em 2016, alcançando 45,3%.

Entre o público A e B, a Unimed e a Hapvida ocupam a primeira posição.(Foto: Larissa Macedo/Unimed Ceará)
Foto: Larissa Macedo/Unimed Ceará Entre o público A e B, a Unimed e a Hapvida ocupam a primeira posição.

Segundo o presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, a marca investiu em grandes campanhas de branding e venda corporativa, consolidando programas fixos no calendário de ações, com promoção de saúde e bem-estar.

“Seguimos com olhar atento para estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes e com o mercado. (...) E continuaremos trabalhando em projetos de visibilidade da marca para levar cada vez mais cuidado às pessoas”, explicou Aragão.

 

Omnimagem, Hapvida e SIM dividem pódio das clínicas

 

5,9% dos entrevistados citaram a Omnimagem.(Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares 5,9% dos entrevistados citaram a Omnimagem.

As clínicas de raio x e diagnóstico de imagem Omnimagem, Hapvida e SIM compartilham a liderança no Anuário Datafolha Top of Mind em 2024. As marcas foram as mais lembradas pelos entrevistados na categoria, com 5,9% das respostas para Omnimagem, 4,3% para Hapvida e 4% para SIM. O empate técnico entre elas se deve à margem de erro da pesquisa.

Omnimagem, Hapvida e SIM ocupam segunda colocação geral em todas as edições da categoria

A Omnimagem manteve o mesmo percentual de respostas do ano passado, com 5,9%, enquanto a Hapvida teve uma queda de 1,6 pontos percentuais (p.p.), passando de 5,9% em 2023 para 4,3% nesse ano, e a SIM permaneceu estável nos 4% entre esses dois anos. Essas companhias acumulam três vitórias consecutivas em cinco edições do levantamento.

Fundada em 1992, a Omnimagem atribuiu o resultado a uma série de ações envolvendo marketing, incluindo campanhas em mídias digitais, tráfego pago e rádios, segundo o diretor-presidente, Juliano Viana, que citou uma “busca constante pela excelência nos atendimentos e serviços disponibilizados.”

“Desenvolvemos ações de marketing digital e utilização de influenciadores nas principais mídias de massa, para que possamos alcançar todos os nossos públicos dos diferentes bairros e cidades em que atuamos. (...) Temos um plano de marketing que envolve estratégias e ações tanto de compartilhamento de conteúdo, como também de execução de projetos de mídia”, explicou.

4,3% dos entrevistados citaram a Hapvida.(Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares 4,3% dos entrevistados citaram a Hapvida.

A Hapvida, cujo as operações começaram em 1979, acredita em uma visão holística dos pacientes, onde eles são o centro do ecossistema e a razão de ser da empresa, de acordo com a vice-presidente de odontologia e marketing da Hapvida NotreDame Intermédica, Jaqueline Sena. “A companhia pensa em cada etapa do atendimento médico”, afirmou.

Seis clínicas dividem pódio entre o público A e B

Já o gerente de marketing da SIM – a qual atua desde 2007 –, Victor Rozendo de Almeida, comentou que a marca tem investido em ações de expansão da rede por meio da mídia e vias orgânicas, como ações de conteúdo para o site, redes sociais e, principalmente, no engajamento da base. “Acreditamos que esse resultado é reflexo do nosso trabalho diário.”

4% dos entrevistados citaram a Clínica SIM.(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS 4% dos entrevistados citaram a Clínica SIM.

 

 

Clementino Fraga e Emilio Ribas são destaques em laboratórios

 

As marcas Clementino Fraga e Emilio Ribas foram destaques este ano como os laboratórios de análise clínica mais lembrados no Anuário Datafolha Top of Mind. Questionados sobre qual nome vem à mente primeiro na categoria, 6,9% dos entrevistados lembraram do Clementino Fraga e 6,5% do Emilio Ribas, resultando um empate técnico devido à margem de erro. 

O Emilio Ribas é o maior vencedor da categoria, conquistando o primeiro lugar em todas as cinco edições do levantamento, ante duas do Clementino Fraga. Entretanto, cinco em cada dez pessoas entrevistadas pela pesquisa não souberam informar o nome de algum laboratório de análise clínica.

Emilio Ribas é o maior vencedor da categoria

Além disso, houve um recuo de 3,7 pontos percentuais nas menções ao Emilio Ribas entre 2023 e 2024, caindo de 10,2% para 6,5%, resultando no menor índice registrado pela marca. O maior percentual da empresa foi de 14,9% em 2021. Para o Clementino Fraga, o menor percentual foi de 6,4% em 2023, enquanto o maior foi de 8,5% em 2022.

A diretora-presidente do Emilio Ribas, Rachel Petrola, afirmou que a companhia desenvolve estratégias para garantir o sucesso, priorizando a experiência do paciente e garantindo que os serviços sejam adaptados às necessidades individuais de cada um. “Uma jornada marcada por inovação, cuidado e compromisso com a saúde de seus pacientes.”

Clementino Fraga e Emilio Ribas empatam entre público A e B

O Emilio Ribas tem implementado anualmente uma série de estratégias e ações para promover sua missão de “prestar serviços de medicina com confiabilidade e excelência, a fim de promover saúde e bem-estar com responsabilidade ambiental e social”, segundo Rachel. Além de campanhas, “sempre buscamos atualizar e expandir as instalações físicas”, citou.

O diretor-executivo do grupo Clementino Fraga, Luiz Carlos Tomé, atribuiu diversos fatores aos resultados positivos.(Foto: Alex Mendes / Grupo Clementino Fraga)
Foto: Alex Mendes / Grupo Clementino Fraga O diretor-executivo do grupo Clementino Fraga, Luiz Carlos Tomé, atribuiu diversos fatores aos resultados positivos.

Já o diretor-executivo do grupo Clementino Fraga, Luiz Carlos Tomé, atribuiu diversos fatores aos resultados positivos: “Investimos continuamente em gestão de pessoas, inovação e qualidade, buscando sempre oferecer serviços que atendam às necessidades e expectativas do mercado.”

Além disso, há o desenvolvimento de novos serviços e produtos, bem como estratégias de unificação da comunicação e transformação digital do Clementino Fraga. “Valorizamos muito o relacionamento com nossos colaboradores, parceiros e comunidade, mantendo uma cultura organizacional pautada na transparência, ética e responsabilidade social”, disse Luiz.

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