A estruturação planejada no Pacto pelo Pecém também envolve a implementação de rede móvel de internet e telefonia 5G na área do Complexo Industrial e Portuário, demanda antiga de empresas que atuam na região.
A ação será conduzida por meio da Brisanet, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações. As ações comerciais de vendas de planos devem iniciar em breve na região.
A ação visa sanar o problema de "vazios" de sinal na região. Também presente no momento, o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, explica que serão instaladas nove torres 5G na área do Complexo do Pecém, beneficiando não só as empresas, mas também as comunidades locais, inclusive as rurais.
Das nove torres, três já estão em operação, outras três estarão prontas em 45 dias e o restante em até 70 dias. Uma dessas torres deve ser instalada próxima ao campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) no Pecém, beneficiando também as pesquisas no local.
A ação também faz parte do plano da Brisanet de ter o Ceará como exemplo nacional de cobertura 5G. "Muito além da área industrial, a população em volta também vai estar coberta. Essa é uma experiência para se repetir e estender no futuro ao longo de todo Ceará, não só atendendo a população urbana, mas nós temos o propósito de atender a área rural", anuncia.