Logo O POVO+
Reunião no BNDES vai definir crédito a projetos de hidrogênio
Comentar
Economia

Reunião no BNDES vai definir crédito a projetos de hidrogênio

Hub no Pecém.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Elmano de Freitas revelou reunião no Rio de Janeiro com a cúpula do BNDES (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Elmano de Freitas revelou reunião no Rio de Janeiro com a cúpula do BNDES

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), tem reunião marcada hoje com a cúpula da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A agenda envolve a discussão de futuros financiamentos para o hub de hidrogênio verde no Ceará.

Segundo o governador, a ideia é ter apoio do BNDES nos projetos atraídos pelo Estado. Uma empresa (de nome não confirmado por Elmano) já conseguiu contato e sinalizações positivas do banco de desenvolvimento.

Seja por meio de falas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou mesmo do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a agenda de transição energética é tratada como prioridade e os recursos para financiamentos devem ser liberados.

O BNDES já demonstrou interesse em apoiar projetos de hidrogênio verde no Ceará. Elmano destaca que esses projetos são estratégicos para o Estado, que já conta com seis pré-contratos e empresas com primeiros licenciamentos ambientais prévios liberados.

"Queremos ter a segurança na decisão do Brasil de que efetivamente o BNDES precisa entrar no desenho financeiro necessário. Nós estamos falando de investimentos da ordem de US$ 30 bilhões e é preciso se preparar."

Ainda segundo Elmano, a intenção é que o BNDES seja um parceiro da oferta de crédito às empresas. "Nem todo recurso é do BNDES, mas é financiar uma parte desses investimentos. Vamos conversar", completa.

A reunião ocorre em meio aos trâmites de aprovação do Projeto de Lei (PL) que estabelece os incentivos federais para as empresas que investirem na produção de hidrogênio de baixo carbono no Brasil, que deve ser votado ainda nesta semana no Senado Federal.

O projeto, de autoria do deputado cearense José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, havia sido apresentado na semana passada ao Congresso. O PL foi aprovado em votação simbólica após consenso no último dia 12, na Câmara.

Ao O POVO, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que há um comprometimento do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, de que o PL seja votado ainda nesta semana.

Ainda em relação à reunião com o BNDES, o momento deve ser oportunidade também para falar de outros assuntos, como projetos de infraestrutura, investimentos em energias renováveis de produção eólica e solar, além de iniciativas relacionadas ao saneamento básico.

O que você achou desse conteúdo?