Logo O POVO+
Conclusão do ramal Aeroporto do VLT também está no foco
Economia

Conclusão do ramal Aeroporto do VLT também está no foco

Seinfra. Transporte ferroviário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Passarela do VLT no Aeroporto de Fortaleza (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Passarela do VLT no Aeroporto de Fortaleza

Além do foco na Linha Leste do Metrô de Fortaleza, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, elencou como prioritária, na entrevista ao O POVO, a conclusão do ramal Aeroporto do VLT (sigla para Veículo Leve sobre Trilhos).

Conforme o titular da Seinfra, a estrutura está com 95% de suas obras prontas, um avanço de 10 pontos percentuais em um espaço de três meses.

"Ela vai ligar a estação do Aeroporto para a estação dos Expedicionários. Assim, o turista pode pegar o VLT até lá e de lá pegar outro para ir até a estação do Iate. Já peguei a obra em andamento, mas ela parou porque o contrato anterior se encerrou. A licitação para a conclusão da obra já ocorreu e está em grau de recursos. Então, já tem uma empresa ganhadora para finalizar os dormentes da linha", disse o secretário.

Ele destacou ainda que a Seinfra deve realizar obras de urbanização do entorno das estações do VLT da chamada Linha Nordeste, que liga a Parangaba até o Iate Clube, bairro Cais do Porto. "Nós temos muitas áreas em torno das linhas férreas do VLT, desocupadas. Por exemplo, tem uma passarela para ser entregue na Vicente Linhares, passando pela Via Expressa. E aí o governador disse que eu tocasse o projeto para urbanizar a Comunidade dos Trilhos, que vai ser inaugurada agora em setembro pelo governador", afirmou Winston Leitão.

"Nós urbanizamos a área, colocando brinquedos, praça, academia, chamamos artistas locais para fazer um mural. É um projeto muito legal, com muita iluminação", acrescentou o secretário. "Outro projeto é com a Comunidade dos Índios, lá mais na frente. Também é uma área totalmente desocupada e que não tinha nenhum tipo de urbanização e a gente também está construindo."

Ainda falando sobre o modal ferroviário, o secretário também citou a possibilidade de integrações com a Transnordestina, que ligará o Piauí ao Ceará, passando também por Pernambuco. "Há, sim, a intenção de integrar com outras ferrovias. Até porque a gente está discutindo muito a questão do Complexo do Pecém, o que vai impulsionar mais ainda aquela região", concluiu.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?