Logo O POVO+
Mercado livre de energia ainda será implantado até o fim do ano
Economia

Mercado livre de energia ainda será implantado até o fim do ano

Conta de luz
Edição Impressa
Tipo Notícia

Já para baratear a conta de luz dos prédios públicos do Governo do Estado, existe uma licitação com a empresa EDP Smart para compra de energia por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou seja, o Mercado Livre de Energia.

Segundo Hélio Winston Leitão, secretário da Infraestrutura, o contrato já está assinado, mas ainda não foi executado, porque não tinham dado a ordem de serviço. Por isso, estão finalizando para começar até o fim deste ano.

Conforme o gestor, a economia fica entre 30% e 40% na conta de luz, não muito diferente do que já se pratica no mercado. Ele frisa que todos os prédios públicos serão contemplados, mas que as prioridades são sempre voltadas para educação e saúde, que são os mais altos custos do poder público.

Outro projeto, portanto, é a instalação de placas solares nas escolas estaduais. O secretário da Infraestrutura ressaltou que serão 32 escolas em 2024, sendo que 26 já foram concluídas e outras seis serão finalizadas.

"Inclusive, temos também outros projetos além das escolas estaduais com placas fotovoltaicas. E estamos avançando com esses contratos. Mas a prioridade é a Renda do Sol."

O que você achou desse conteúdo?