Logo O POVO+
Taxa de desemprego no País cai para 6,6% no trimestre encerrado em agosto
Comentar
Economia

Taxa de desemprego no País cai para 6,6% no trimestre encerrado em agosto

|IBGE| É a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto da série histórica, que iniciou em 2012
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar
EM um ano, contingente de ocupados subiu em 3,4 milhões de pessoas (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil EM um ano, contingente de ocupados subiu em 3,4 milhões de pessoas

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, recuou para 6,6% no trimestre encerrado em agosto deste ano.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto desde o início da pesquisa, em 2012.

No trimestre anterior, encerrado em maio de 2024, a taxa havia sido de 7,1%. Já no mesmo período do ano anterior, ou seja, o trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa havia ficado em 7,8%.

A população desocupada ficou em 7,3 milhões, o menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. O contingente é 6,5% menor do que no trimestre anterior (menos 502 mil pessoas) e 13,4% inferior ao ano anterior (menos 1,1 milhão).

Já o total de trabalhadores do país atingiu um recorde: 102,5 milhões. As altas são de 1,2% em relação ao trimestre anterior (mais 1,2 milhão de empregos) e de 2,9% em relação ao ano anterior (mais 2,9 milhões de pessoas).

"A baixa desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas, levando a taxa de desocupação para valores próximos ao de 2013, quando esse indicador estava em seu menor patamar", afirma a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy. (Agência Brasil)

 

Mais notícias de Economia

Renda

A massa de rendimento real dos trabalhadores brasileiros atingiu um volume de R$ 326,2 bilhões no trimestre encerrado em agosto deste ano. O patamar é o maior da série histórica

O que você achou desse conteúdo?