O data center da Hostweb localizado no bairro Serrinha, em Fortaleza, obteve o segundo maior patamar de certificação internacional, o Tier 3, principal sistema de classificação mundial de infraestrutura de centro de dados, adotado na década de 1990.
A informação foi revelada em evento promovido pela Hostweb ontem, envolvendo empresas parceiras e clientes, que também ratificou a intenção de triplicar a capacidade de seu data center até 2025, em um projeto com investimento estimado de R$ 100 milhões.
“Essas certificações são muito importantes para nossos processos. O nosso data center foi projetado desde o início para atingir um nível de segurança chamado Tier 3, que é o mais elevado para empresas comerciais. Assim, quando você tem esse nível, qualquer empresa pode contratar e a qualidade é atestada conforme a norma que podem executar”, comemorou o CEO da Hostweb, Wladimir Soares.
Para ser classificado como Tier 3, por exemplo, um data center não deve precisar ser desligado durante a manutenção e ter disponibilidade de 99,98%, ou seja, ter no máximo 1,6 horas acumuladas de paradas por falhas em um período de um ano.
Ele destacou ainda que “um data center é uma ferramenta imprescindível para você ter uma boa qualidade na infraestrutura. E, para isso, você precisa ter boas práticas não apenas para as aplicações, mas também para a infraestrutura de engenharia. É fundamental ter uma energia de boa qualidade e equipamentos que garantam que não haja falta de energia, evitando assim problemas críticos. Isso inclui geradores e sistemas de climatização”.
Na ocasião, ainda foram destacados cases de sucesso de clientes da Hostweb, tais como a Alvoar, a Aço Cearense, os Mercadinhos São Luiz e a Auto Peças Padre Cícero.
SOBRE IA
CEO da empresa, Wladimir Soares, destacou potencial do uso da inteligência artificial como ferramenta para facilitar o trabalho humano