Outro ponto a se destacar, é que as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Entidade de Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), ou ao Siga Antenado, outro nome para a entidade, que, segundo a agência, tem a capacidade de instalar 10 mil kits por dia.
Além disso, a distribuição do kit deverá ser mantida por 90 dias, podendo ter o período prorrogado para mais 90 dias. A solicitação pode ser realizada no site da Siga Antenado ou por meio do telefone 0800-729-2404.
Um dos aspectos que evidenciam o avanço da tecnologia no País é a troca das antenas parabólicas por outro de equipamentos mais modernos ao longo dos anos, afirma Diogo Dellas Torres, coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital. "De fato as operadoras têm trabalhado de forma acelerada, eu diria velocidade parecida aí com o 5G, e tem conseguido instalar a nova tecnologia em muitas mais cidades".
Diogo explica que as cidades que não receberam o 5G ainda continuam com os outros serviços, como o 4G, funcionando. O ideal é buscar aparelhos compatíveis com a tecnologia. "A obrigação das operadoras na data de hoje era colocar o 5G somente nas capitais e nós já temos quase 700 cidades no Brasil com o 5G funcionando. E essas operadoras estão trabalhando em antecipar para levar essa tecnologia de ponta".
Em relação aos desafios para ampliar o serviço para o municípios, Diogo elenca que existem questões logísticas, como a instalação de uma nova estrutura, além dos licenciamentos necessários para a instalação. "Um é o licenciamento da instalação da antena, que é feito na própria Anatel, e o outro é da infraestrutura de suporte, que nada mais é do que acordo. Para que essa torre seja licenciada é necessário que o município, porque esse licenciamento é municipal, tenha uma lei específica".
Sobre a legislação, o coordenador destaca que apenas 12 dos 184 municípios cearenses têm leis publicadas que visam às estruturas. "Quando a gente pega as maiores cidades com mais de 200 mil habitantes no Estado, somente o município de Juazeiro do Norte ele tem uma legislação considerada aderente às diretrizes que estão colocadas na legislação federal e as melhores práticas do licenciamento".
Outro ponto apresentado é que as novas gestões municipais tenham atenção à pauta. "É importante que os novos prefeitos tenham um olhar atento para o desenvolvimento tecnológico nos seus territórios, visando publicar essas legislações que viabilizem a instalação dessa infraestrutura".
Agora, o andamento das instalações seguem o calendário da Anatel. A previsão é que o 5G esteja em todas as cidades brasileiras até 2029, além de 1.700 localidades. Outra meta é que o avanço tecnológico abranja os municípios que ainda não possuem 4G.