A Cegás tem trabalhado para fechar parcerias para que o transporte público de Fortaleza seja movido a gás natural. Conforme O POVO apurou, já existem conversas com o Metrofor e o Sindiônibus para que isso ocorra.
Segundo o presidente da Cegás, Miguel Nery, o desenvolvimento de projetos piloto com gás natural é uma tendência internacional e que, no caso de Fortaleza, contribuiria para substituir o diesel.
No caso do acordo costurado com o Metrofor, administrador do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o projeto piloto envolveria uma das 14 composições.
"Seria um modelo de trem movido a gás natural. A ideia é começarmos por uma composição, entendermos a viabilidade e definirmos parâmetros técnicos e econômicos para depois fazer a conversão das demais composições", afirma.
No caso dos ônibus do transporte público, Nery explica que um contato já foi realizado com o Sindicato das Empresas para a possibilidade de conversão de parte da frota. Um teste com veículos da Scania foi realizado em Recife e os resultados podem dar uma sinalização positiva para a ideia da Cegás.
"Assim que tivermos relatórios que demonstrem a viabilidade, sentaremos para discutir uma possibilidade de conversão das frotas da Região Metropolitana de Fortaleza", completa. (Colaborou Armando de Oliveira Lima)