O Pix é a principal escolha dos consumidores brasileiros na hora de fazer compras e pagar contas. As operações na modalidade de pagamento representam 76% das transações, segundo atestou pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
"O país possui uma grande diversidade de opções de pagamentos, e diante de tanta novidade é fundamental que o consumidor se sinta seguro e permaneça atento. No caso do Pix vale conferir sempre o destinatário para evitar transferências erradas", diz o presidente da CNDL, José César da Costa.
Rapidez e praticidade são os motivos mais citados (71%) por quem escolhe o sistema, mas segurança (30%) e maior aceitação nas lojas (25%) também figuram entre os argumentos daqueles que preferem esta forma de pagamento.
De acordo com a pesquisa, o Pix predomina como principal meio de pagamento nos canais de compra de lojas físicas, online e também nas contas de consumo como água, luz e telefone.
Os dados do levantamento ainda revelam quais as principais operações feitas pelos brasileiros na hora de usar o Pix. Confira:
"Seis em cada dez consumidores (64%) sempre fazem pagamento por este meio, 35% às vezes e 2% raramente. E 91% dos que usam o Pix também recebem pagamentos por este meio, sendo que metade (50%) sempre recebe dinheiro desta forma e 46% às vezes", detalha a pesquisa sobre a frequência do uso.
CNDL e SPC também investigaram como o consumidor tem usado a modalidade de pagamento via QR Code e notaram que 83% já fizeram transação utilizando o código.
Eles optaram pela modalidade em 63% das vezes que fizeram uma compra, segundo detalha o estudo e apontam praticidade e rapidez (61%), ampla aceitação nas lojas (41%) e segurança (32%) como motivos que os levam a usar.
Outra informação foi a que 78% dos consumidores já utilizaram o pagamento por aproximação, na qual "cartão físico é o meio mais utilizado para realizar pagamentos por aproximação (73%), seguido do celular (47%)".
Apesar de ser a principal opção de pagamento, o Pix não eliminou as demais e até o "dinheiro vivo" continua entre os meios usados pelos brasileiros. Confira o ranking: