O POVO procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber quais as ações estão sendo feitas pelo Estado do Ceará para impedir a atuação do Comando Vermelho e demais facções criminosas no mercado de provedores de internet, em especial no Complexo do Pecém.
Em nota, a SSPDS informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, realiza investigações e diligências relacionadas à atuação de grupos criminosos contra empresas provedoras de internet. A investigação transcorre sob segredo de Justiça.
"A respeito da ocorrência de danos a caixas de transmissão de internet em São Gonçalo do Amarante, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado, a SSPDS informa que oitivas e diligências são realizadas desde a manhã desta quinta-feira (27). A ofensiva foi desencadeada por equipes da Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Delegacia Municipal de São Gonçalo do Amarante, e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), através de composições do 23º Batalhão Policial Militar (23º BPM). Um inquérito policial foi instaurado".
Nesta quinta-feira, dia 27, O POVO questionou o governador Elmano de Freitas (PT), durante cerimônia de entrega de casas do programa Entrada Moradia, sobre quais providências estão sendo tomadas em relação ao caso.
Em resposta, o governador informou que está "aguardando informações mais detalhadas da investigação para poder se manifestar", mas ressaltou que a gestão tem enfrentado o problema com investigação e uso de inteligência. "(Vamos fazer...) Como fizemos esta semana, com muita investigação, com muita inteligência, prendendo 170 membros de organização criminosa. Esse trabalho vai continuar, com muita inteligência, para ir desbaratando essas organizações criminosas", afirmou.
Denúncia
ASSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais.
As informações podem ser direcionadas para o numero 181, o Disque-Denuncia da Secretaria da Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que e o numero de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denuncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denuncia", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.