Com as festas pré-carnavalescas realizadas desde o fim de janeiro e o Carnaval começando em março, as lojas de rua tiveram um fevereiro com crescimento acima do esperado, conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante.
"O Carnaval movimentou bem o varejo neste ano, especialmente as lojas de confecção, as lojas que vendem tênis, as lojas que vendem adereços. Também aqui no entorno da Praça do Ferreira, alguns bares, restaurantes, cantinas, sentiram o movimento da corrente do pré-Carnaval", disse Cavalcante.
Ele estima um avanço de 15% a 18% nas vendas do segmento ao longo de fevereiro, na comparação com o ano passado, e se lembra ainda que, em 2025, as lojas de rua abriram no sábado e os shoppings mantiveram o funcionamento normal nos dias de folia, o que ajuda a aumentar as vendas.
A presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Cláudia Novais, projeta um crescimento nas comercializações do setor, variando de 8% a 12%, no Estado. "As bebidas lideram as vendas no período, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas. Entre as alcoólicas, a maior demanda é por cervejas e uísques, enquanto entre as não alcoólicas, os destaques são os refrigerantes e os energéticos."
"Além disso, refeições prontas e alimentos de consumo rápido ganham espaço, atendendo ao público que busca praticidade para aproveitar a folia. Outros insumos que registram alta procura são pães, frios, gelo e carnes para churrasco."
Já a Rede Uniforça, que conta com 102 lojas no Ceará, projeta alta de 8% nas vendas dos associados, com destaque "para itens de bebidas, alimentos prontos e embalados", detalha o presidente da rede, Murilo Tavares. (Adriano Queiroz)