O mercado internacional de aviação passa por uma profunda reconfiguração após anos de pandemia. No Aeroporto de Fortaleza, as parcerias de Gol com Air France/KLM e da Latam com a Iberia fazem parte desse processo, avalia o gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega.
Ao O POVO, ele destaca que mantém contatos constantes com as empresas aéreas e, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), tem reforçado a participação em feiras internacionais e encontros com parceiros estratégicos.
Entre os desafios do mercado no processo de ampliação dos voos está a escassez da oferta de aeronaves, o que faz com que as companhias sejam mais seletivas no anúncio de expansões de rotas.
Em Fortaleza, o diferencial tem sido na infraestrutura, destaca o executivo. Desde o fim das obras de ampliação, o equipamento tem sido bastante elogiado, especialmente pelas companhias estrangeiras.
Para atração de novos voos, as negociações envolvem ofertas de incentivos, estaduais e do próprio aeroporto. "Temos um programa de incentivos publicado e sempre buscamos adaptá-lo ou criar novos, conforme o interesse das companhias", diz Pedro.
Sobre o nível de parcerias com as companhias, ele lembra que a pandemia foi um divisor de águas temporal, já que, antes dela, as parceiras Gol e Air France/KLM dominavam as conexões.
Atualmente, apesar da Air France continuar expandindo sua operação internacional a partir de Fortaleza, nos voos domésticos, a Gol diminuiu sua operação em Fortaleza, ao passo em que a Latam ampliou - inclusive para três voos internacionais diretos de Fortaleza. A partir disso, a Iberia, parceira de conexões da empresa, anunciou voo direto entre Fortaleza e Madri a partir de janeiro de 2026.
"Sim, houve uma reconfiguração. A pandemia bagunçou o setor, várias companhias trocaram de frota. A Gol ainda tem uma presença importante, mas a Latam é hoje nossa grande parceira."
E completa: "A gente sempre olha para as oportunidades, trabalha com as companhias que estão investindo e busca atrair outras também."
Eduardo Bismarck, titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE), avalia que a confirmação de voos internacionais como o da Air France com destino a Caiena (Guiana Francesa), além de movimentar o turismo, potencializa o turismo comercial.
No voo inaugural, que chegou à Capital nessa terça-feira, 15, veio lotado com turistas com malas vazias, em busca de aproveitar os polos de compras populares de Fortaleza.
Bismarck pontua que essa conexão aeroportuária é importante para o desenvolvimento econômico do Estado.
"Isso porque o Caribe, que em sua maioria é formado por países insulares — ou seja, ilhas — não tem muita capacidade fabril. Muitos desses países enxergam o Ceará como um destino de compras, tanto para revenda em seus países de origem quanto para consumo próprio", pontua.