O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem não querer uma nova "guerra fria", nem ter de escolher entre Estados Unidos e China, em meio à disputa comercial desencadeada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo Lula, o Brasil não quer ter preferência sobre um ou sobre outro: "Eu quero vender e comprar", disse.
"Eu não quero fazer opção entre Estados Unidos e China. Eu quero ter relações com os Estados Unidos, quero ter relação com a China. Eu não quero ter preferência sobre um ou sobre outro. Quem tem de ter preferência são os meus empresários que querem negociar", disse Lula, em declaração à imprensa, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, que está em visita oficial ao Brasil.
Lula defendeu um "processo de negociação" com os EUA sobre a imposição de tarifas de importação a produtos brasileiros. Em sua visão, "somente o multilateralismo pode trazer um equilíbrio na relação comercial e política". "Eu acho que a gente vai ter de estabelecer um processo de negociação, por mais difícil que seja. A gente não pode desistir de acreditar que somente o multilateralismo pode trazer um equilíbrio na relação comercial e política", disse.(Agência Estado)