No encontro, tanto a Setur-CE quanto a CDL Fortaleza debateram o estabelecimento de parcerias para capacitar profissionais de frente de loja para atender turistas internacionais, notadamente com a ampliação do atendimento nas línguas inglesa e espanhola.
Vale lembrar que, embora o país com maior fluxo de visitantes para o Ceará seja, Portugal (21,48%), países que falam tais idiomas aparecem logo na sequência, com a Argentina representando 19,27% do total de turistas que vêm ao Ceará, e os Estados Unidos, 8,53%. Também aparecem entre os principais emissores de visitantes para o Estado, o Reino Unido, com 5,96%, e o Chile, com 5,40%.
"Esse conceito do pessoal de frente de loja dominar o espanhol ou o inglês é muito importante. Essa informação de que cada turista deixa em média R$ 3.480. Isso é fantástico. Vamos passar isso para a equipe de vendas, a fim de que ela possa atender a realidade desses consumidores turistas", disse o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante.
"Nessa capacitação maior do pessoal do atendimento, envolvendo o setor de serviços e também do trade turístico, a CDL Fortaleza poderá ter uma participação efetiva com a utilização da própria faculdade (da entidade) na capacitação desse pessoal. Nós estamos pensando nisso. E agora com essa informação, concretizou-se essa necessidade de fazermos um curso especificamente para o ato de compra e venda, para se criar uma negociação no idioma inglês ou espanhol", afirmou. (Colaborou Fabiana Melo)