O setor de eventos sociais no Brasil mantém trajetória ascendente, com projeção de movimentar R$ 31,7 bilhões em 2025, em crescimento de 13% em relação ao ano anterior. São dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).
Os casamentos seguem como um dos segmentos mais lucrativos, com aproximadamente 476 mil cerimônias previstas. Com um tíquete médio de R$ 66 mil por evento, as cerimônias de casais se destacam como um dos motores do setor de festas e celebrações.
A cadeia de serviços impactada está em diversas áreas, como decoração, buffets, convites, lembranças, locação de espaços e serviços especializados.
Neste sentido, o mercado de confeitaria no Brasil não sabe o que é amargura. A previsão de expansão anual é de 3,97% até 2029, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O design dos bolos também passa por uma revolução criativa. Segundo o Pinterest Projects, relatório que antecipa tendências de consumo com base no crescimento de buscas na plataforma, os "bolos caóticos" serão um dos destaques deste ano.
Desenhos irreverentes, formatos inusitados e detalhes humorísticos ganham popularidade, com pesquisas por "bolo em formato de rato" crescendo mais de 170% e "bolos engraçados para amigos" aumentando em 45%.
A Celebra Show também aponta crescimento de segmentos como a decoração com balões, hoje uma tendência para festas e eventos, e o setor de parques e entretenimento, que vem ganhando espaço nos últimos anos. O presidente da ABCasa, Eduardo Cincinato, diz que a edição deste ano é um marco para o segmento. "Chega em um momento de expansão do mercado de balões, que se reinventa com soluções criativas e sustentáveis."