Logo O POVO+
Proposta é colocar data centers no lugar da tancagem
Comentar
Economia

Proposta é colocar data centers no lugar da tancagem

Mucuripe. Porto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
ESPAÇO no Porto do Mucuripe abriga atualmente empresas de combustíveis (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE ESPAÇO no Porto do Mucuripe abriga atualmente empresas de combustíveis

A saída da tancagem do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) até 2027 tem levantado questões sobre o que será feito em termos de revitalização e arrecadação.

Na avaliação do presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Odilon Aguiar, uma das principais propostas é a instalação de grandes data centers.

"Fortaleza tem uma posição privilegiada com esses cabos que ligam o Brasil ao mundo. Isso faz da nossa cidade um lugar ideal para abrigar data centers de alto padrão. Mas, para isso, precisamos garantir infraestrutura energética", ressaltou.

Nesse sentido, avalia que a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, está articulando com o Governo Federal para garantir o fornecimento de energia necessário a esses grandes empreendimentos.

Ao mesmo tempo, há uma preocupação com a formação de mão de obra qualificada, fundamental para a consolidação do setor.

Para este ponto, o presidente destacou o papel do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza como uma conquista estratégica.

Ou seja, a expectativa da gestão é que Fortaleza passe a contar, em breve, com dois grandes polos: um distrito urbano de inovação no coração da cidade, voltado para empresas, serviços e economia criativa, na Monsenhor Tabosa, e um hub tecnológico na área da tancagem, destinado a operações globais de dados e conectividade. (Fabiana Melo)

O que você achou desse conteúdo?