A Prefeitura de Fortaleza e a Caixa Econômica Federal firmaram contrato de financiamento, no valor de R$ 50 milhões, lastreado em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para projetos de mobilidade urbana no âmbito do programa Pró-Transporte.
Na Capital, o crédito vai para apoiar a implantação de um corredor de transporte público na BR-116, estando incluso no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Faz parte desta intervenção a construção do túnel viário nas avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi.
O programa do Governo Federal mira transporte público, acessibilidade e qualidade de vida nas cidades. Porém, o desembolso está condicionado à execução das etapas das obras, atestada pela Caixa.
Conforme financiamento, com juros de 6% ao ano mais taxa de referência, o prazo de 252 meses (12 de carência + 240 de amortização) visa otimizar o fluxo de veículos e pedestres e reduzir os impactos ambientais.
Ao O POVO, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), detalha que o programa Pró-Transporte, do Governo Federal, traz melhorias tanto para o setor público quanto para o setor privado.
O financiamento em questão foi feito na modalidade de Sistemas de Transporte Público Coletivo e ele tem como condição implantação, ampliação, modernização e/ou adequação de Sistemas de transporte público coletivo urbano e intermunicipal/interestadual, beneficiando prioritariamente os usuários de transporte público, transporte particular e pedestres da Capital. Dentre os objetivos estão:
A implantação do Corredor 04 de Transporte Público (BR-116) é composto por três trechos:
Conforme a Seinf, o trecho da intervenção proposta se localiza entre a rotatória Manuel Dias Branco, no bairro de Fátima, e a Av. Jornalista Thomaz Coelho, no bairro Messejana, totalizando 9,2 km de extensão. A data de início das mudanças não foi revelada.
Na especificação da obra, as intervenções previstas são:
A outra etapa é a obra do túnel viário, na interseção das avenidas Domingos Olímpio com a Aguanambi.
Justificativa da secretaria para a mudança é que o ponto de cruzamento “concentra intensa movimentação veicular, inclusive de transporte público, controlada atualmente por semaforização de dois tempos, solução que tem tornado lento o trânsito nas duas avenidas neste local.”
“A necessidade de intervenção no cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com a Avenida Aguanambi é impulsionada por uma abordagem mais abrangente e alinhada aos princípios de mobilidade urbana sustentável, sempre levando em consideração a relação entre os diversos modais de transporte presentes na interseção, incluindo o transporte público coletivo, pedestres, ciclistas e veículos particulares”, frisou a pasta, em comunicado ao O POVO.
A secretaria acrescenta que o projeto contempla “uma Obra de Arte Especial, compreendendo um túnel a ser implementado na Av. Domingos Olímpio, com extensão contínua na Av. Antônio Sales, atravessando a Av. Aguanambi.”
O túnel que será construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio com Aguanambi foi anunciado ainda na gestão José Sarto (PDT), em setembro de 2023, no lançamento do Anuário do Ceará. À época, a previsão era para começar as mudanças em julho de 2024.
Porém, a obra não chegou a ser iniciada no governo municipal passado. No início deste mandato de Evandro Leitão (PT), a intervenção era tida ainda como no aguardo de recursos. (Colaborou Fabiana Melo)
Trecho
A Seinf diz que a escolha do cruzamento é porque o trecho "concentra intensa movimentação veicular, inclusive de transporte público, controlada atualmente por semaforização de dois tempos, solução que tem tornado lento o trânsito nas duas avenidas neste local"