Em meio ao domínio de grandes empresas brasileiras e internacionais, a formação de um "shopping center digital" virou pauta na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na venda de produtos físicos no País, os Correios são "dinossauros" entrando no digital. O lançamento do marketplace Mais Correios faz parte do projeto "Correios do Futuro", de inovação para diversificar as atividades da empresa e gerar novas receitas. Para isso, a União investiu R$ 800 milhões no projeto para permitir a competição com concorrentes já consolidados no mercado.
O movimento ocorre após a instituição registrar prejuízos de R$ 2,6 bilhões e R$ 597 milhões, em 2024 e 2023, respectivamente. Mais Correios é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a empresa Infracommerce. Na primeira fase do projeto, a plataforma deve abrigar grandes marcas. Já na segunda, o espaço também abrigará pequenos e médios negócios de todas as regiões do País.
"O Mais Correios chega para ocupar um espaço estratégico no e-commerce brasileiro. Estamos falando de uma plataforma que terá confiança de uma marca de 362 anos com a expertise logística", disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva, na ocasião do lançamento.
Na dinâmica da parceria entre a estatal e a Infracommerce, os Correios serão responsáveis por garantir frete competitivo e oferecer logísticas para vendedores e compradores, já a parceira, empresa especializada em soluções para e-commerce, fornecerá toda a infraestrutura digital.
Quem apoia a iniciativa é o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, que enxerga no Mais Correios mais uma plataforma que deve elevar negócios de micro e pequenas empresas na nova economia. "O nosso grande desafio é justamente incluir os pequenos negócios que são representados pela microeconomia nos processos de transformação e mudanças causadas pela inovação e pela inteligência artificial", pontua.