Logo O POVO+
Lula assinou MP para instalar Data Center no Pecém
Comentar
Economia

Lula assinou MP para instalar Data Center no Pecém

O projeto está localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Cipp e busca consolidar o Ceará como um polo de infraestrutura digital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Operação da Transnordestina inicia em percurso entre Bela Vista, no Piauí, com chegada prevista em Iguatu, no Ceará (Foto: RICARDO STUCKERT)
Foto: RICARDO STUCKERT Operação da Transnordestina inicia em percurso entre Bela Vista, no Piauí, com chegada prevista em Iguatu, no Ceará

O presidente Lula assinou, hoje, 18 de julho, em Missão Velha, Medida Provisória (MP) para permitir a instalação do Data Center do Pecém. A MP propõe alterar a Lei 11.508, de 20 de julho de 2007, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A iniciativa condiciona a aprovação para instalação de novas empresas na ZPE ao uso de fontes renováveis de energia.

Lula destacou a persistência do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, para que ele assinasse o documento. De acordo com o presidente, os dois estavam "todo santo dia", em Brasília. "Um vai de manhã, e outro vai à tarde. E, quando não vai lá, um telefona de tarde e outro de manhã", disse Lula.

O presidente informou que a MP vai garantir que o Ceará tenha um data center de grande porte e espera que outros estados também sigam o exemplo.

Liderado pela empresa Casa dos Ventos, o Data Center do Pecém é um projeto ambicioso que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), no Ceará, com investimentos estimados em R$ 50 bilhões. Visa atrair grandes empresas de tecnologia para processar seus dados no local, utilizando energia renovável.

O projeto está localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Cipp e busca consolidar o Ceará como um polo de infraestrutura digital. A ideia é utilizar energia renovável, como a eólica e solar, para alimentar os equipamentos, aproveitando o potencial do Ceará nessa área.

A construção deverá gerar cerca de 13 mil empregos diretos, enquanto a operação deve criar 2.800 empregos diretos, todos de nível superior e especializados em Tecnologia da Informação.

O resfriamento dos equipamentos do data center pode demandar grande quantidade de água, o que tem gerado discussões sobre o consumo e possíveis impactos ambientais.

 

Lula prepara reação ao tarifaço de Trump; Moraes pode determinar a prisão de Eduardo

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?