As obras de internalização subterrânea do cabeamento da fiação de energia e telecomunicações no Polo Gastronômico da Varjota, em Fortaleza, devem começar em outubro.
Será após a finalização, em agosto, desse mesmo tipo de intervenção, iniciada em janeiro de 2025, na avenida Desembargador Moreira, segundo estimativa dada por Hélio Winston, secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE).
Já a previsão para que a avenida Aguanambi entre neste pacote fica apenas para 2026. Todas essas mudanças fazem parte do convênio n.º048/98-Dejur.
O acordo entra no âmbito do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), que determina que a distribuidora de energia no Estado, a Enel, é obrigada a aplicar, em investimentos especiais de interesse do Governo, 1% de seu faturamento líquido de venda de energia elétrica do ano anterior.
Inclusive, Winston frisa que o governador Elmano de Freitas (PT) vai anunciar um novo pacote do PIE, mas não precisou uma data. Outras áreas como Praia de Iracema e centros históricos no interior também vêm sendo estudadas para ajustes de cabeamento junto à Seinfra-CE.