O miniterminal de ônibus próximo à Arena Castelão terá ordem de serviço assinada para início das obras na próxima semana, conforme adiantou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
Promessa de campanha do gestor municipal, o equipamento se integrará ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai do Aeroporto Internacional Pinto Martins até o estádio, empreendimento este que teve a ordem de serviço assinada nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo Governo do Ceará.
Foi nesta ocasião do VLT que Evandro anunciou o passo inicial para esta obra de mobilidade urbana. O miniterminal já vinha sendo dialogado entre a Prefeitura e a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Além disso, terá entradas tanto para a Avenida Paulino Rocha quanto para a Avenida Alberto Craveiro.
À época da campanha, ele, que foi presidente do Ceará Sporting Club (2008–2015), já falava sobre “demanda histórica” dos torcedores, que dependem do transporte público. A promessa era de implementação logo no primeiro ano de mandato (2025).
“A ideia é que a Estação Castelão, que é a última estação final da linha Aeroporto-Castelão, esteja interligada com o miniterminal. Vão ficar muito próximos, inclusive com uma passagem através da passarela. Já está bem avançado o diálogo. A Prefeitura vai ficar com a responsabilidade de fazer o miniterminal, e nós vamos ficar com a responsabilidade de fazer essa integração”, detalhou Hélio Winston, titular da Seinfra-CE.
Conforme Evandro, o equipamento funcionaria com linhas de acesso aos sete principais terminais de integração de Fortaleza. O petista afirmou ainda que a circulação de veículos seria intensificada em dias de jogos do Ceará e do Fortaleza.
Após concluídas as obras do miniterminal de ônibus, a gestão do equipamento ficará a cargo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Conforme a Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), os projetos das estações/paradas dos ônibus, bem como as adequações viárias necessárias à implantação, já se encontram em estágio avançado de elaboração.
Outra conexão entre as obras dos gestores municipal e estadual será com o Bicicletar, que é o sistema de bicicletas públicas da Capital. (Com informações da repórter Fabiana Melo)