Em relação à integração com a Transnordestina, são previstas duas linhas desviadas no terreno do projeto, já a partir do próximo ano, com estimativa de uma terceira para a área de combustível para 2028.
A ideia é ligar ao Complexo do Pecém, com a tancagem, área de armazenamento de combustíveis líquidos, em construção pela Dislub, projeto que tem conclusão das obras prevista para agosto de 2027.
Ricardo Azevedo, presidente da Value Global Group, quer trazer biocombustível do Matopiba, trabalhar com biodiesel e etanol de milho e de cana-de-açúcar, e importar o óleo diesel da Dislub. "Vamos fazer a mistura para produzir, biodiesel, bioderivado, fertilizantes, para distribuir na região."
"O Governo do Estado vem ajudando, dando total apoio ao município, ajudando na agilização das licenças. Não adianta começar nada se não estiver totalmente regularizado", frisou Afrânio, secretário do Desenvolvimento Econômico de Quixeramobim.
A última reunião com o governador Elmano de Freitas (PT) para apresentar todas as ideias foi realizada no último dia 30. Participaram também o prefeito, Cirilo Pimenta (PSDB); o empresário Amarílio Macêdo, detentor da área - ele é da família do Grupo J. Macêdo; Alexandre Cialdini, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) do Estado; e Domingos Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).
O POVO procurou a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), responsável pela Transnordestina, mas foi informado que o retorno somente será possível hoje.