Logo O POVO+
Alta da conta de luz no ano supera IPCA e IGP-M
Comentar
Economia

Alta da conta de luz no ano supera IPCA e IGP-M

| Boletim InfoTarifa | O aumento dos custos com encargos setoriais e financeiros justificam esse cenário, disse a Aneel
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Aumento calculado é de 7% no ano (Foto: MARCELLO CASAL JR)
Foto: MARCELLO CASAL JR Aumento calculado é de 7% no ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que o efeito médio da alta tarifária em 2025 está projetado para encerrar o ano em 7%, superando as estimativas dos índices inflacionários do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que está em 1,03%, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - em 4,68% em 12 meses.

Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado

O aumento dos custos com encargos setoriais e financeiros justificam esse cenário, segundo a Aneel. "Isto ocorreu principalmente devido ao aumento da Conta de Desenvolvimento Energético (Uso e GD), além da devolução realizada do tributo PIS/COFINS, inferior ao anteriormente estimado", informa no boletim InfoTarifa, publicado na semana passada.

No grupo de encargos, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE-Uso) está com alta projetada em 1,2%. É a maior parcela e cobre gastos com subsídios rateados pelos consumidores de energia elétrica por meio da tarifa paga mensalmente.

Já quota CDE-GD, com alta de 1,3%, é destinada a compensar o desconto pelo uso da rede de energia elétrica oferecido a consumidores com sistemas de micro e minigeração de energia.

Veja saídas para economizar na conta de energia | Dei Valor

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?