Se um bom líder inspira e participa do processo para chegar a bons resultados, um mau líder pode colocar os resultados a perder e ainda trazer outras consequências negativas. “Líderes tóxicos podem provocar o desequilíbrio físico e psicológico de seus liderados, podendo de alguma forma prejudicar suas carreiras, seu futuro profissional e sua referência de cidadania no mundo”, afirma Alessandra Assad, professora de liderança.
Entra ai diferença entre o líder e o chefe. Enquanto um é visto como agregador, o outro é o que apenas manda e cobra, sem investir na humanização da liderança. “O chefe não investe nas pessoas, por medo de perdê-los para o concorrente ou por achar que não merecem. Enquanto o líder busca transformar os colaboradores em profissionais cada vez melhores e preparados para atender a expectativas do mercado. O líder vê o colaborador como capital humano da empresa. Enquanto o chefe vê apenas um mero empregado”, completa.
Além disso, há ainda a questão da autoridade, que também é vista de forma diferente por bons e maus líderes. Segundo Alessandra, o líder é aquele que compartilha, que pede, que divide, que fala “nós”. “Ele entende que as falhas que acontecem com a equipe são porque ele deixou que acontecessem e sabe que o verdadeiro papel dele é ser gestor de pessoas”. (Larissa Pacheco)
[FOTO1]