[FOTO1]
Não é segredo para ninguém que a tecnologia veio abrir em todo o mundo um caminho sem volta para o futuro. Justamente por isto, para o ano vindouro, Célia Silverio, head de gestão de pessoas e governança corporativa da AGR Consultores, destaca a importância de especializações voltadas à tecnologia. Sem esquecer a gestão de pessoas. A dica vale para quem exerce cargos em quaisquer ramo.
“Para os cargos mais sêniors (de alto nível de responsabilidade), recomendo o curso de gestão de negócios”, complementa.
Integrada a todas as outras ocupações, a tecnologia também vai definir quais profissões irão perdurar no futuro. “Toda esta área de tecnologia deve ter um grande destaque nos próximos anos, como já vem acontecendo. Mas ainda continuarão a ser exigidas habilidades como ter inteligência emocional”, endossa o diretor de Relações Institucionais da Braz Cubas, José Maria Silva Junior. Até porque as empresas colocam seus colaboradores à prova, o tempo todo. “Com certas pessoas ou situações você pode ficar mais nervoso, mais estressado. Mas com equilíbrio emocional você pode ter mais tranquilidade e conseguir atuar de forma mais coerente com o que a empresa exige”.
Outra habilidade que suplanta a tecnologia é ter a capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Esta inclusive, é a “dica preciosa” que Thiago Almeida, fundador e presidente da Viva Treinamentos, dá para quem quer conquistar grandes realizações profissionais em 2018. “Nunca foi tão necessário no mercado de trabalho ter pessoas que entendem de pessoas. E, com os avanços tecnológicos, essa carência será cada vez maior. As empresas estão buscando profissionais peritos em solucionar problemas, que sabem gerenciar conflitos internos e externos”.
[QUOTE1]
Dentre as características comportamentais para um bom convívio no dia a dia, estão a resiliência, a busca pela reinvenção contínua, o altruísmo e ética, elenca Fatima Trindade, VP executive search da Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas e de carreiras. “Com estas competências, temos um caminho bastante propício para consolidação da carreira, tanto como profissional, quanto, principalmente, como ser humano”.
Novo ano, novas conquistas
A partir de março de 2018, a empresária, Rebeca Londerly, 26 anos, vai iniciar uma pós-graduação em Gestão de Pessoas. O curso vem como elemento-chave para dar uma “guinada” em sua carreira.
Graduada em jornalismo, a jovem trabalha atualmente prestando serviço de marketing digital para empresas em Fortaleza. Paralelamente, movimenta as redes sociais do próprio negócio, no ramo de cosméticos.
Embora não siga um plano de carreira à risca, já definiu planos concretos para se desenvolver profissionalmente, em um curto prazo. “No próximo ano, vou focar e voltar aos poucos à minha empresa. Lá, eu desenvolvo a liderança da minha equipe para que elas prospectem outras pessoas para revender nossos produtos”.
A vontade de aprimorar a liderança da equipe, formada por 20 pessoas divididas no Ceará e em Brasília, foi o que levou Rebeca a dar mais um passo em sua formação acadêmica.
“Quero entender o desenvolvimento de equipes, como tudo funciona para que eu tenha uma capacidade maior de liderança. Também quero repassar minha sabedoria e a capacitação para minha equipe”.