Logo O POVO+
Ecossistema gráfico
Especiais

Ecossistema gráfico

Edição Impressa
Tipo Notícia

Nascer um projeto gráfico é parir uma trilha visual. A paisagem-página deve guiar o olhar, evidenciar sua natureza (títulos, texto, fotos) e convidar o leitor a se arriscar pela reportagem.

Neste especial, as fotos são grandes, ocupam páginas inteiras, como se tentassem abarcar a experiência da imensidão vista pelos repórteres. A tipografia dos títulos indicia o aspecto humano, documental. É o registro de livreto de viagem, escrita rápida e atenta como desejo de agarrar o momento.

Existe ainda uma ampliação do cenário semiárido num jogo imagético. Camuflagem do ecossistema gráfico. Nascem galhos das letras, voam pássaros entre palavras, borda-se um texto, um outro explode em água e pequenos animais se escondem nos títulos. Uma floresta de ilustrações invade e interage com o todo.

A opção estética não é distração, pelo contrário, é aceno para você suspender o relógio, se deter no tempo corrido do dia a dia e visitar essas histórias, lembrar do canto de um pássaro, do cheiro do café coado de afetos, de como é gostoso comer uma fruta colhida no pé... viver, reviver, nascer e renascer.

 

O que você achou desse conteúdo?