Logo O POVO+
Transbordando conteúdo
Especiais

Transbordando conteúdo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

São muitas as possibilidades de se debruçar midiaticamente sobre qualquer tema. Há quem opte pelo relato jornalístico em sua versão impressa, há quem escolha a narrativa audiovisual, há os que enveredam pelas mídias sociais. Criar um projeto transmídia é investigar cada uma destas possibilidades para descobrir de que maneira elas podem ser aproveitadas em todo seu potencial e vocação.

Em vez de optar por uma ou duas abordagens, trabalhar com o todo. Especificando funções narrativas para cada uma. Longe de replicar um mesmo conteúdo em diferentes plataformas, criar conteúdos únicos para suportes específicos. Na sequência, traçar uma estratégia onde estas ações se complementem, se autorreferenciem e, ainda assim, mantenham sua autonomia.

Este é o ponto de partida, - e de chegada, por que não? -, do projeto transmídia criado para Semiárido das Nascentes.

Além deste caderno especial, que o caro leitor tem em mãos agora, nosso conteúdo se desdobra em ações próprias para as mídias sociais, em participação em programa de rádio, uma websérie em seis episódios disponível no canal do O POVO no YouTube, um webdoc veiculado na TV O POVO, uma animação com o trajeto percorrido pela equipe de reportagem, fotogaleria e uma página especial no portal O POVO Online reunindo todo esse conteúdo.

Por fim, cereja do bolo, um Diário de Bordo, onde a repórter Ana Mary C. Cavalcante registra, à mão, impressões da viagem, sentimentos despertados pelos sertões, bastidores do fazer jornalístico. E nesta missão é acompanhada pelo registro fotográfico de Mateus Dantas. Um espaço para subjetividades e devaneios.

A razão desta estratégia é propiciar a melhor experiência para o nosso consumidor final, você. Projetos transmídias não contemplam apenas o leitor, ou o ouvinte, ou o espectador. Eles são criados e executados levando em consideração o "consumidor de informação", que tem a necessidade de ser atendido em suas múltiplas demandas de comunicação.

Não é à toa que 'Transbordar' e 'Transmídia' partilhem do mesmo prefixo. Na verdade, a intenção deste projeto é transbordar. Verter para além das bordas o conteúdo especial pelas páginas do jornal, pelos planos e sequências da série e do documentário, pelas ondas do rádio, pelas redes sociais, pelo mar sem que é a web.

 

O que você achou desse conteúdo?