Logo O POVO+
Liturgia da Celebração de 13 de maio de 2017 - Nossa Senhora de Fátima
Especiais

Liturgia da Celebração de 13 de maio de 2017 - Nossa Senhora de Fátima

A missa desta data celebra os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima (Portugal)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

MEMÓRIA FACULTATIVA 

 

RITOS INICIAIS

A memória remete às aparições de Nossa Senhora a três adolescentes em Fátima, Portugal (1917). Sua mensagem pedia orações pela conversão e pela paz mundial. Que Nossa Senhora nos ajude a ser mais comprometidos com a paz e com a dignidade de cada pessoa.

 

Antífona da entrada: Os discípulos unidos perseveraram em oração com Maria, a mãe de Jesus, aleluia! (At 1,14)

 

ORAÇÃO DO DIA


Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho, concedei-nos por sua mãe, a Virgem Maria, o júbilo da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

LITURGIA DA PALAVRA

A vivência da palavra de Deus é prenúncio de felicidade, pois ela nos leva a reconhecer o Senhor Deus como artífice da justiça e nos faz exaltar a sua glória diante dos povos.

 

LEITURA (ISAÍAS 61,9-11)


Leitura do livro do profeta Isaías - A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me com um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e sua glória diante de todas as nações. – Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL 44(45)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

 

1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

 

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!


2. Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. / Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo.

 

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

3. Entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. / Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; / fareis deles os reis soberanos da terra.

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!


EVANGELHO (LUCAS 11,27-28)


Aleluia, aleluia, aleluia.


Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentarem”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.

 

PRECES DA ASSEMBLEIA


1. Pela Igreja no Brasil, para que faça deste Ano Mariano ocasião propícia para aprender com Nossa Senhora a crescer na fidelidade à palavra de Deus, rezemos.

 

AS: Pela intercessão de Maria cheia de graça,  ouvi-nos, Senhor.

 

2. Pelas nossas autoridades, para que se preocupem com a situação dos pobres e desvalidos, rezemos.

 

3. Pelos que vivem o mistério do sofrimento, para que a fortaleza de Maria lhes dê esperança, rezemos.

 

4. Pelos cristãos que andam tristes, para que sintam a presença da mãe consoladora, rezemos.

 

5. Pelos jovens das comunidades, para que sejam mensageiros da paz e da solidariedade em seus círculos de convivência, rezemos.

Preces espontâneas.

 

LITURGIA EUCARÍSTICA


Exultemos no Senhor, porque ele nos prepara mesa farta onde todos podemos partilhar o alimento sagrado.

 

SOBRE AS OFERENDAS

Festejando a Virgem Maria, nós vos trazemos, ó Deus, nossas oferendas. Venha em nosso socorro o vosso Filho feito homem, que se ofereceu na cruz em oblação puríssima. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Antífona da comunhão: Alegrai-vos, virgem mãe! Cristo ressurgiu do sepulcro, aleluia! 

 

DEPOIS DA COMUNHÃO

Ó Deus, confirmai em nossos corações os mistérios da fé, para que, proclamando o Filho da Virgem verdadeiro Deus e verdadeiro homem, cheguemos à felicidade eterna pelo poder da sua ressurreição salvadora. Por Cristo, nosso Senhor.
O que você achou desse conteúdo?