Logo O POVO+
Tite convoca hoje o Brasil que irá à Copa do Mundo na Rússia
Esportes

Tite convoca hoje o Brasil que irá à Copa do Mundo na Rússia

MUNDIAL DE FUTEBOL É hoje o dia da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Rússia. Sete vagas ainda estão abertas. Rodriguinho do Timão pode ser surpresa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A seleção brasileira que tentará quebrar um jejum de 16 anos e trazer o hexa da Copa do Mundo será convocada hoje, a partir das 14 horas, quando o técnico Tite anunciará a lista de 23 convocados para o Mundial da Rússia. Dezesseis jogadores já têm lugar garantido para a competição que começa no próximo mês (14/6) a 15/7), enquanto as outras sete vagas são disputadas por pelo menos 19 atletas.


Com base nas últimas convocações e em declarações de Tite, restava definir um nome para o gol, um para a zaga, dois para as laterais, dois para o meio campo e um para o ataque. Além dos 23 que irão compor a lista principal, outros 12 jogadores terão seus nomes enviados à Fifa como suplentes. Eles poderão ser chamados em caso de corte por lesão. Tite não deve revelar quem serão os jogadores que ficarão à espera.


Dentre os 23, o setor mais imprevisível é a lateral. Das quatro vagas, apenas duas estão confirmadas, com Marcelo sendo soberano no lado esquerdo. Filipe Luís vinha sendo a primeira opção para a reserva, mas o jogador ficou quase 50 dias afastado dos gramados após sofrer uma fratura em março, e agora vê sua vaga ao alcance de Alex Sandro, da Juventus.


A principal dúvida, contudo, está no lado direito. Desde que o técnico assumiu, Daniel Alves - que foi cortado da Copa na sexta-feira passada devido a uma lesão no joelho - jamais teve a posição ameaçada. E, em quase dois anos à frente da seleção, o técnico nunca deixou claro quem seria o substituto.


Fagner, que foi titular em três partidas, garantiu neste domingo a posição. O jogador do Corinthians se recupera de lesão muscular, mas foi liberado pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar, para ser convocado. Danilo é favorito para a outra vaga.


Lasmar esteve acompanhado ontem de Edu Gaspar, coordenador de seleções. E, junto ao médico do Corinthians, Joaquim Grava, e ao fisioterapeuta do clube e da Seleção, Caio Mello, foi constatada a boa evolução na recuperação da lesão.


No sábado, após também avaliar Neymar, Lasmar já havia constatado que o atacante está recuperado da cirurgia no quinto metatarso do pé direito. O astro do Paris Saint-Germain, assim, também deve chegar em plenas condições ao Mundial.


Há expectativa também sobre quem será o ungido para ser o “ritmista” que Tite tanto procura no meio-campo. Seis nomes estão certos: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian irão à Copa. Outras duas vagas estão abertas. Giuliano e Fred são os favoritos. Rodriguinho, do Corinthians pode ser surpresa.


Nos demais setores, a briga é por um espaço entre os reservas. Alisson e Ederson estão garantidos no gol, faltando saber quem será o terceiro goleiro. Geromel é o mais cotado para ficar com a última vaga entre os zagueiros, e Douglas Costa deverá ser chamado para o ataque.


O anúncio dos convocados acontecerá em uma cerimônia menos pomposa do que aquela vista há quatro anos, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Na ocasião, Luiz Felipe Scolari anunciou os jogadores em uma casa de shows no Centro do Rio lotada com mais de 700 jornalistas.


Desta vez, a comissão técnica optou por maior sobriedade. O local escolhido foi a CBF, como aconteceu em quase todas as outras convocações. Cerca de 350 profissionais de imprensa estão credenciados. Como o auditório não comporta todo mundo, foi improvisado um “puxadinho” do lado de fora. No local, haverá telões e uma área para entrevistas.

Agência Estado

 

Craque do Francês

Neymar foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês. Ele desbancou Cavani e Mbappe, do PSG, e Thauvin, do Olympique de Marselha. Mbappe foi eleito a melhor promessa da competição. O brasileiro Malcom marcou o gol mais bonito.
O que você achou desse conteúdo?