Pela sexta vez consecutiva, o melhor jogador da Copa do Mundo escolhido pela Fifa não veio da seleção campeã. O meia Luka Modric, de 32 anos, conquistou o troféu ao ser o grande maestro da surpreendente campanha da Croácia, pela primeira vez finalista de um Mundial em sua história. Em um torneio marcada pelo futebol apagado das grandes estrelas, o camisa 10 croata não decepcionou e fez jus ao rótulo de referência técnica do time.
Era ele o responsável por fazer a bola chegar com qualidade à frente. E o fez com a mesma maestria que já o consagrara tetracampeão da Liga dos Campeões pelo espanhol Real Madrid, time do qual é um dos líderes. Assistências, mesmo, apenas uma, mas foi difícil a Croácia chegar ao gol sem que a bola passasse pelos pés de seu capitão.
Modric acertou 92% de seus 418 passes na Copa, segundo o Footstats, site especializado em estatísticas de futebol. Foi o quinto melhor jogador da Copa neste quesito, que foi dominado por defensores — reflexo da forte marcação, que imperou no Mundial, cuja trégua só existia mesmo lá atrás. Entre os meio-campistas, Modric só acertou menos passes que Isco, da Espanha. No top-5, todos os outros eram zagueiros.
Além disso, Modric marcou dois gols, incluindo o segundo da épica vitória por 3 a 0 contra a Argentina, resultado que praticamente assegurou para a Croácia a primeira posição do forte Grupo D. Em suas funções defensivas, Modric também fez bonito. Em interceptações, só ficou atrás do francês Kanté, com sete roubadas de bola. Foi o suficiente para superar Eden Hazard (segundo melhor jogador), Antoine Griezmann (terceiro melhor jogador) e Kylian Mbappé (melhor jogador jovem).
História
Cinco vezes o vice, uma vez o quarto colocado. Desde 1994, quando Romário foi eleito o melhor jogador, a Copa não tem seu craque vindo do time campeão1998: Craque - Ronaldo (Brasil); Campeã - França.
2002: Craque - Kahn (Alemanha); Campeão - Brasil
2006: Craque - Zidane (França); Campeã - Itália
2010: Craque - Forlán (Uruguai); Campeã - Espanha
2014: Craque - Messi (Argentina); Campeã - Alemanha
2018: Craque - Modric (Croácia); Campeã - França.