Logo O POVO+
Bombeiros constatam irregularidades nos sete Centros de Treinamento vistoriados no Estado
Esportes

Bombeiros constatam irregularidades nos sete Centros de Treinamento vistoriados no Estado

Fiscalização foi solicitada pelo Ministério Público após a tragédia no Ninho do Urubu, CT do Flamengo
Edição Impressa
Tipo Notícia
ALÉM dos times da elite, o Icasa, hoje na segunda divisão, também foi vistoriado (Foto: IANA SOARES EM 3/6/2011)
Foto: IANA SOARES EM 3/6/2011 ALÉM dos times da elite, o Icasa, hoje na segunda divisão, também foi vistoriado

O Corpo de Bombeiros encerrou a primeira bateria de vistorias dos Centros de Treinamento (CTs) de clubes cearenses. Nas últimas duas semanas, sete CTs de equipes do Estado - sendo seis da Série A do Cearense - foram fiscalizados. Nenhuma das estruturas atende às medidas de segurança exigidas e, portanto, são consideradas irregulares pelo órgão.

As situações dos CTs de Ceará, Ferroviário e Fortaleza já haviam sido noticiadas na semana passada, tendo em vista que foram os primeiros vistoriados. O POVO atualiza o caso com irregularidades constatadas nas estruturas de três clubes da elite local: Atlético-CE e Floresta - nos bairros Lagoa Redonda e Vila Manoel Sátiro -, na Capital; e Guarany, no Alto do Cristo, em Sobral.

O CT do Icasa, em Juazeiro do Norte também se encontra sem os itens de segurança necessários. O time disputará a segunda divisão estadual nesta temporada.

Entre os itens exigidos na fiscalização, estão extintores de incêndio, sinalização de emergência, hidrantes e sistema de alarme. As vistorias do Corpo de Bombeiros tiveram início na segunda-feira, 11, após solicitação do Ministério Público (MPCE) diante da tragédia em alojamento no Ninho do Urubu, CT do Flamengo. Dez jovens atletas das categorias de base do clube morreram na tragédia.

Devido às irregularidades, nenhum clube possui o Certificado de Conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros. O documento é garantia de que o espaço está seguro para o uso. A certificação é pré-requisito para emissão de alvará de funcionamento.

Dos CTs vistoriados, apenas o Ceará e o Floresta possuem alojamentos para as categorias de base funcionando. Os outros clubes estão com dormitórios desativados, em reformas ou em construção.

As estruturas de Ceará e Fortaleza fiscalizadas são voltadas para as categorias de base, estando localizadas em Itaitinga e Maracanaú. Desde que Rogério Ceni assumiu o Leão, no fim de 2017, o elenco profissional também passou a utilizar o espaço. As sedes das duas agremiações, no Pici e Porangabuçu, esta utilizada pelo time profissional do Alvinegro, possuem alojamentos e não foram vistoriadas nas últimas duas semanas.

Procurado pelo O POVO, o coordenador do Núcleo de Defesa do Torcedor (Nudtor) do MPCE, Edvando França, informou que ainda está analisando os relatórios do Corpo de Bombeiros, que sugeriu a interdição dos CTs. Conforme o promotor, ele deve concluir tudo até segunda-feira, 25, quando terá posicionamento sobre o caso.

Único com projeto de segurança aprovado, mas ainda não executado, o Ceará informou que as instalações passam por ajustes para atender às exigências. O Fortaleza comunicou que está à disposição das instituições responsáveis pelas fiscalizações.

O Ferroviário informou que o clube tem passado por reformas desde o final de 2017. Segundo o Atlético-CE, a situação será regularizada até a próxima semana.

O Guarany de Sobral informou que o CT vistoriado está desativado, tendo sido utilizado até 2018 e deve passar por reformas. O Floresta comunicou que a criação de um projeto arquitetônico de segurança contra incêndio e prevenção de acidentes está em andamento.

O Icasa preferiu não se pronunciar, pois não teve conhecimento sobre o resultado da vistoria.

FLAMENGO

Terminou sem acordo a sessão de mediação realizada ontem, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre o Flamengo e os parentes das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu

O que você achou desse conteúdo?