O Barcelona, graças a sua eficiência e um Lionel Messi inspirado, fez valer o mando de campo e venceu por 3 a 0 o Liverpool no Camp Nou, ontem no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. A vitória abre enorme vantagem na busca por vaga na final, que será realizada no dia 1º/6 no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha).
O clube catalão, que sonha conquistar a "Tríplice Coroa" (Liga-Copa-Champions), se viu pressionado pelo Liverpool praticamente o jogo todo, mas o talento de Luis Suárez, que abriu o placar, e principalmente Messi, autor de dois gol, o segundo numa magistral cobrança de falta, foi suficiente para colocar um pé do Barça na decisão continental.
O feito de Messi e companhia foi, de fato, impressionante, já que o Liverpool chegou ao Camp Nou defendendo invencibilidade de 19 jogos em todas as competições e sequência de 10 vitórias consecutivas.
O placar foi elástico e o resultado sonoro, mas o que se viu dentro de campo foi um Liverpool dominante com a bola no pé e, desde o apito inicial, ficou claro o respeito do técnico blaugrana, Ernesto Valverde, pelo Liverpool do colega Jurgen Klopp, finalista da Champions na temporada passada.
Desde o apito inicial, o Liverpool tomou a iniciativa da partida. Só que o domínio inglês não se converteu em gol e o Barça foi gostando do jogo, encontrando espaços para contra-atacar. E, aos 26 minutos, foi recompensado. Alba cruzou rasteiro pela esquerda e Suárez fez valer a "lei do ex", marcando de carrinho.
Na volta do intervalo, a partida retomou o panorama do início do jogo: Liverpool com a bola, Barça esperando o contragolpe. Com um volume impressionante, a partida ficou aberta.
Até que Messi surgiu. Ele aproveitou rebote na área e empurrou para as redes aos 30 minutos e fechou o placar em linda cobrança de falta aos 37, sem chances para Alisson.
Com larga vantagem blaugrana, os times se reencontram na próxima terça-feira, 7, às 16 horas, na partida de volta, no estádio Anfield, em Liverpool (Inglaterra). (Com AFP)