Cada time entra em campo com nove jogadores, entre ataque e defesa. O elenco para uma partida normalmente é composto por 25 atletas. Uma vez substituído, o jogador não pode retornar.
O objetivo é rebater com um bastão a bola lançada e depois percorrer as quatro "bases" do campo. Enquanto uma equipe se defende, a outra ataca. Quando um turno se encerra, as equipes trocam de posição: quem atacava passa a defender e quem defendia passa a atacar.
São nove entradas — espécies de tempos do jogo — sem limite de duração. Cada time tem uma chance de atacar por entrada. A participação ofensiva termina quando três jogadores são eliminados. Assim, as partidas não têm uma duração média pré-definida, podendo variar de uma hora e meia a "maratonas" de seis horas.
Para iniciar uma corrida, é preciso conseguir uma rebatida ou que o arremessador erre quatro arremessos na disputa individual. Para pontuar, um jogador precisa percorrer as quatro bases marcadas no campo.
Se conseguir três strikes (arremesso que atravessa a zona de rebate sem contato), o arremessador elimina o rebatedor. O último lançamento deve obrigatoriamente terminar na luva do catcher (jogador que fica posicionado atrás do atleta com bastão).
Em caso de rebatida, a eliminação acontece se a defesa agarrar a bola antes de ela tocar o chão. Se o defensor pegar a bola após o primeiro quique, o atleta precisa fazer a bola chegar à mão de um dos companheiros posicionados nas bases antes de o rebatedor ultrapassar as mesmas.
O vencedor é determinado pelo time que marcar mais corridas ao fim de nove entradas. Caso haja empate depois desse período, o jogo segue com entradas extras até que alguém pontue e garanta a vantagem.