Logo O POVO+
Fortaleza enfrenta Botafogo-PB a um empate de garantir título do Nordestão
Esportes

Fortaleza enfrenta Botafogo-PB a um empate de garantir título do Nordestão

Fortaleza enfrenta o Botafogo-PB podendo empatar para ser campeão do Nordestão de forma inédita. Força defensiva é trunfo para ficar com título
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atacante marcou dois gols no empate 
 (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Foto: Aurélio Alves/O POVO Atacante marcou dois gols no empate

Chegou o dia da decisão. O dia em que o Fortaleza pode escrever mais um capítulo de grande destaque em sua história centenária. O dia que o torcedor Tricolor pode, de forma inédita, soltar o grito de dono do Nordeste. Às 20 horas, quando a bola rolar no gramado do estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba, o Leão do Pici terá a missão de manter a vantagem sobre o Botafogo-PB para levantar a "Orelhuda" pela primeira vez.

O 1 a 0 construído na última quinta-feira, no Castelão, faz a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni jogar por qualquer empate, hoje, para ficar com o título. Em caso de revés pela mesma diferença de gols, decisão nos pênaltis.

A atmosfera promete ser diferente do jogo de ida da final. A torcida do Belo comparecerá em peso e a promessa é de estádio lotado para empurrar o time da casa. Mesmo assim, Rogério Ceni garante que vai mandar a campo um time ofensivo.

"Enfrentaremos um time incentivado pela torcida, mas vamos manter a mesma proposta e característica de jogo. Não temos como mudar, temos que seguir o modelo de jogo. Não tenho como improvisar um novo sistema", declarou o treinador.

Os tricolores também se farão presentes, já que praticamente todos os 2 mil ingressos destinados aos cearenses foram vendidos.

Mais que um título inédito e histórico, ser campeão representa um enorme incremento aos cofres do Fortaleza e também ao calendário de 2020. Se vencer, o Leão embolsará R$ 1 milhão de premiação e também assegurará vaga nas oitavas da Copa do Brasil do próximo ano, garantindo também cota de R$ 2,5 milhões na temporada seguinte.

Em campo, o técnico Rogério Ceni terá desfalques. O principal deles é o meia Edinho, um dos destaques do time em 2019. O atacante lesionou o músculo adutor da coxa esquerda no domingo, 26, na partida contra o Vasco válida pela 6ª rodada da Série A, e não se recuperou em tempo hábil para o confronto em João Pessoa.

Além dele, os volantes Juninho e Paulo Roberto e os atacantes Kieza e André Luís também não poderão jogar.

O Fortaleza é campeão se apenas empatar. A aposta, então, é na força defensiva. Nos últimos quatro jogos do Nordestão, a defesa, comandada pelo goleiro Marcelo Boeck não foi vazada.

O último gol que o Tricolor do Pici levou foi na 7ª rodada da fase de grupos, fora de casa, contra o Moto Club, do Maranhão. O autor foi o meia-atacante Juninho Arcanjo, que atualmente joga pelo Ferroviário. A partida acabou empatada por 1 a 1.

Depois, o Fortaleza venceu ABC, Vitória, Santa Cruz e Botafogo-PB sem sofrer nenhum gol.

"Fazemos um grande trabalho na parte defensiva. Não só os dois zagueiros, mas um trabalho compacto de toda a equipe, desde Júnior (Santos), Kieza, Romarinho, Marcinho ou quem jogar, obedecendo a parte tática", disse o colombiano Juan Quintero, titular no jogo de hoje.

COPA DO NORDESTE 2019

x

Botafogo-PB

4-3-3: Saulo, Israel, Donato, Lula e Fábio Alves; Wellington Cézar, Juninho e Marcos Vinícius (Marcos Aurélio); Clayton, Dico e Nando.

Téc: Evaristo Piza

Fortaleza

4-4-2: Marcelo Boeck, Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Felipe, Araruna, Marcinho e Osvaldo; Romarinho e Wellington Paulista (Jr. Santos).

Téc: Rogério Ceni

Local: estádio Almeidão, em João Pessoa-PB

Data: 29/5/2019

Horário: 20 horas

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)

Transmissão: Rádio O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010), Tempo Real em opovo.com.br/esportes, LiveFC, FOX Sports, SBT e youtube.com/copadonordeste.

Pontos de encontro

> Assis, O Rei da Picanha

Endereço: R. Ana Bilhar, 1356 - Varjota

> Cantina 1918

Endereço: Rua Joaquim Sá, 746 - Dionísio Torres

> Flórida Bar

Endereço: Rua Dom Joaquim, 68 - Centro

> Kasa Kaiada

Endereço: Rua Conselheiro Tristão, 966 - Bairro de Fátima

> Dom Churrasco

Endereço: R. Júlio Ibiapina, 50 - Meireles

> Carneiro do Ordones

Endereço: R. Frederico Borges, 368 - Varjota e R. Azevedo Bolão, 571 - Parquelândia

O que você achou desse conteúdo?