O Ceará pode não ter vencido o título da Copa do Brasil de 1994 no papel, mas para a torcida e os jogadores daquela campanha, o Alvinegro foi campeão. Na volta da partida, ao chegar ao Aeroporto de Fortaleza, a delegação alvinegra foi recebida com festa pelos torcedores, reconhecendo a luta dos atletas do Vovô.
À época, o Ceará estava na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, não tinha o aporte financeiro dos dias atuais, tampouco a estrutura física com que conta hoje em Porangabuçu ou na Cidade Vozão (Ceten), em Itaitinga , Região Metropolitana de Fortaleza. Mas, segundo Sérgio Alves, o grupo de jogadores estava comprometido com o possível título.
"Aquele foi um grupo guerreiro, que realmente se fechou, se comprometeu com o clube dentro da competição. Era um período que o Ceará não tinha as condições financeiras que tem hoje, tampouco estrutura, mas mesmo nessa falta de estrutura e do financeiro, nós fomos em busca jogo a jogo, da classificação e, na final, do título. Conseguimos chegar aos trancos e barrancos e para infelicidade nossa e do estado do Ceará, não levamos o título", conta o ex-atacante.
Naquela campanha, o Alvinegro havia eliminado o Internacional-RS e o Palmeiras-SP, dois clubes poderosos do futebol do brasileiro, dando notoriedade à participação. E mesmo com dificuldades e inferioridade estrutural e financeira frente aos adversários, o Ceará chegou na final. Sérgio Alves diz não se arrepender de nada.
"Fizemos a nossa parte, nós saímos do (estádio) Olímpico de cabeça erguida por termos feito nosso dever, porque estávamos dando o nosso melhor. Fizemos o nosso melhor para colocar o Ceará onde chegou. Saímos do Olímpico como campeões pelas dificuldades do time e pelo o que fez dentro de campo", acrescenta o "Carrasco".
Até hoje nenhum clube cearense conseguiu chegar a uma final de Copa do Brasil, como fez o Ceará em 1994. O vice-campeonato foi a melhor colocação de um time local na competição. Quem mais próximo chegou de repetir o feito foi o próprio Alvinegro, em 2011, quando chegou à semifinal e acabou eliminado pelo Coritiba-PR.