Logo O POVO+
Título da Copa do Brasil foi início de reconhecimento de Felipão como técnico
Esportes

Título da Copa do Brasil foi início de reconhecimento de Felipão como técnico

Então técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari virou referência nacional após título gremista. Treinador viria a ser campeão mundial pela seleção brasileira em 2002
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Felipão assumiu Palmeiras no meio do ano passado e venceu o Brasileirão 2018  (Foto: Cesar Grec/SEP)
Foto: Cesar Grec/SEP Felipão assumiu Palmeiras no meio do ano passado e venceu o Brasileirão 2018

Luiz Felipe Scolari é mais conhecido nos dias atuais por ter sido o treinador do pentacampeonato da seleção brasileira em 2002, mesmo tendo inúmeros outros títulos na sua carreira como técnico. Mas tudo isso precisou ter um início, e essa Copa do Brasil de 1994 tem uma grande parcela nesse reconhecimento.

Isso porque o gaúcho era o treinador do Grêmio em 1994, sendo esse seu primeiro título de uma sequência vitoriosa com o tricolor gaúcho. Em 1991, Scolari já havia conquistado o mesmo torneio com o Criciúma-SC, sendo esse o maior título da história da agremiação catarinense. Ali colocou seu nome no mapa e foi treinar o Grêmio pela segunda vez — tinha tido uma passagem em 1987, mas só conquistou o Gauchão.

Assumiu em 1993, venceu a Copa do Brasil em 1994, a Taça Libertadores da América em 1995 e o Campeonato Brasileiro em 1996. Essa sequência foi toda iniciada pelo título sobre o Ceará, que completa 25 anos neste sábado. Esses três anos até hoje são tidos como um dos períodos mais vitoriosos da história do Grêmio.

Após sair do comando do tricolor gaúcho, treinou brevemente no Japão e voltou para o Brasil. Assumiu o Palmeiras em 1997, vencendo a Copa do Brasil em 1998 e a Libertadores em 1999. Marcou seu nome em mais um clube brasileiro. E foi aí que decidiu tomar novos ares, indo treinar a seleção brasileira no mais recente título mundial da pentacampeã.

Depois de comandar o Cruzeiro brevemente, assumiu o Brasil em 2001 e venceu o título da Copa do Mundo em 2002. Após o título, foi treinar Portugal, onde ficou até ser eliminado da Eurocopa nas quartas de final em 2008, mas tendo conquistado um histórico quarto lugar na Copa do Mundo de 2006. Esse foi o renascimento da seleção portuguesa, que contou com a ajuda de Felipão.

Teve uma passagem pelo Chelsea, da Inglaterra, clube que crescia exponencialmente no cenário mundial. Foi demitido em 2009 e passou alguns anos treinando no Uzbequistão. Voltou ao Palmeiras em 2012, até ir para a seleção brasileiro para a Copa de 2014, onde ficou marcado pela derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Hoje treina o Palmeiras, sendo o atual campeão brasileiro.

O que você achou desse conteúdo?