Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza se reúnem com a CBF para discutir arbitragem na próxima quinta
Esportes

Ceará e Fortaleza se reúnem com a CBF para discutir arbitragem na próxima quinta

Federação Cearense de Futebol agenda reunião de chefia da CBF com dirigentes dos clubes, que se sentem prejudicados por árbitros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Primeiro jogo do Brasileirão com uso do VAR teve o árbitro Heber Roberto Lopes (ao centro) no comando (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lucas Figueiredo / CBF Primeiro jogo do Brasileirão com uso do VAR teve o árbitro Heber Roberto Lopes (ao centro) no comando

A reunião que Ceará e Fortaleza solicitaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para discutir sobre arbitragem e uso do árbitro de vídeo (VAR) já tem data. Dirigentes dos dois clubes serão recebidos na quinta-feira, 22, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, pelos presidentes da CBF e da Comissão de Arbitragem da mesma, Rogério Caboclo e Leonardo Gaciba, respectivamente.

O encontro será às 14 horas e contará também com a presença de Walter Feldman, secretário da CBF, e Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF). O POVO apurou que o Fortaleza será representado pelo presidente do clube Marcelo Paz, enquanto o Ceará terá comitiva com o mandatário do clube, Robinson de Castro, além do vice-presidente e do diretor financeiro da agremiação, Raimundo Pinheiro e João Paulo Silva.

Os clubes entenderam que a reunião é necessária porque as reclamações por escrito enviadas anteriormente não surtiram efeito e os erros de arbitragem continuam prejudicando ambos, mesmo com o uso do VAR. Segundo Mauro Carmélio, esses protestos vêm sendo feitos desde o início da Série A, mas, para ele, só agora a audiência é necessária.

"Desde o início da Série A vimos os erros e reclamamos junto à CBF e à comissão nacional (de arbitragem). Erros que aconteceram em Botafogo x Fortaleza, Fluminense x Ceará, levamos isso para a CBF. Agora com essa situação que está acontecendo (reclamações de Ceará e Fortaleza neste fim de semana), nós entendemos que devemos estar pessoalmente na CBF, e quinta-feira estaremos. Tanto Robinson de Castro, quanto Marcelo Paz e Mauro Carmélio, discutindo, conversando e debatendo sobre a utilização do VAR e os prejuízos que o futebol cearense está tendo", disse o presidente da FCF.

Já o diretor jurídico do Ceará, Jamilson Veras, afirma que o pedido por reunião presencial tem sido feito "desde o início do campeonato".

"Só agora, com as críticas públicas, que a Federação (FCF) está se mexendo para conseguir essa audiência. Não é de hoje que tentamos, até porque o primeiro erro não foi contra o São Paulo. Desde o começo do campeonato estamos tentando nos mexer", criticou.

No lado do Fortaleza, essa reclamação acontece desde o início da Série A e o então técnico do clube, Rogério Ceni, era porta-voz oficial do Tricolor no assunto. Na partida contra o Botafogo, Wellington Paulista foi calçado dentro da área sem bola; o árbitro Wagner Reway checou no vídeo e não marcou.

"Hoje foi um crime não acontecer melhor resultado pro Fortaleza, pela maneira como o time se postou em campo, pelas oportunidades que criou, pelo pênalti ao nosso favor, que todos viram. O árbitro não teve a personalidade para marcar o pênalti, porque era na casa do adversário, aí nós saímos derrotados de campo", disse Ceni à época.

Jogadas que Ceará e Fortaleza ficaram na bronca com arbitragem na Série A deste ano. 

Ceará

Felippe Cardoso foi derrubado por Thiago Volpi, mas árbitro não marcou pênalti(Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER/CEARASC)
Felippe Cardoso foi derrubado por Thiago Volpi, mas árbitro não marcou pênalti(Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER/CEARASC)

1 - Contra o Fluminense na décima rodada: No segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 1 no Maracanã, Mateus Gonçalves recebeu passe em profundidade de Thiago Galhardo. Impedido, Felippe Cardoso saiu da disputa da jogada, mas passou na frente do marcador tricolor. Mateus chegou na bola e fez o gol, mas o árbitro consultou o VAR e anulou o gol, alegando participação do jogador alvinegro irregular.

2 - Contra o Internacional na rodada 12: No final do jogo, a bola bateu na mão de um defensor do Inter. Naquela altura os donos da casa venciam por 1 a 0 e um pênalti, já próximo dos acréscimos, poderia sacramentar o empate alvinegro. O árbitro não marcou a penalidade e o Vovô saiu na bronca.

3 - Contra o Fortaleza na rodada 13: Pênalti inexistente foi dado ao Tricolor no fim do primeiro quando estava 2 a 0 para o Ceará. A cobrança foi convertida e no segundo tempo o Leão pressionou pelo empate. Sem o gol, a partida poderia ter sido mais tranquilo para o Vovô. Tiago Volpi. O atacante havia finalizado, e o goleiro chegou atrasado, atingindo o jogador alvinegro com imprudência. Pênalti não marcado. O Tricolor Paulista venceu por 1 a 0. 

Fortaleza

Fortaleza ficou na queixa por suposta falta em lance antes do gol do Inter
Fortaleza ficou na queixa por suposta falta em lance antes do gol do Inter

1 - Contra o Botafogo rodada 3: Wellington Paulista é calçado dentro da área sem a bola por um defensor do Botafogo. O árbitro consultou o vídeo e decidiu não marcar o pênalti claro. O Fortaleza perdeu aquele jogo por 1 a 0.

2 - Contra o Grêmio rodada 8: Osvaldo foi expulso por pisar em jogador do Grêmio. O Fortaleza alegou falta de força e como jogada para amarelo. Depois da expulsão, os tricolores venceram por 1 a 0 com gol no fim.

 3 - Contra o Cruzeiro rodada 9: Dois lances violentos contra jogadores do Fortaleza (André Luís e Marcinho) e o cartão vermelho não foi mostrado em nenhum. O VAR poderia intervir e mesmo assim as expulsões não aconteceram. O Leão venceu o compromisso por 2 a 1.

4 - Contra o Atlético-MG rodada 11: Com o jogo 1 a 0 pro Galo, a árbitra Edina Alves assinalou penalidade em falta de Roger Carvalho sobre Elias dentro da área com ajuda do VAR. Cazares converteu e aumentou a vantagem. O pênalti irritou a comissão técnica e os jogadores. A reclamação ficou por conta da falta clara de Geuvânio em Carlinhos no início da jogada que resultou na penalidade. Além disso, um pênalti também questionado pelo Fortaleza foi defendido por Felipe Alves no segundo tempo. A árbitra mandou voltar porque o goleiro se adiantou. Na segunda batida, nova defesa. A partida terminou em 2 a 2.

5 - Contra o Internacional rodada 15: Na jogada do gol do Inter, Roger Carvalho sofre uma carga nas costas, cai pouco depois e nada é marcado. A jogada segue e o Leão sofre o gol que deu a vitória para o Colorado por 1 a 0 no Castelão.

Futcast discute o legado de Rogério Ceni, a chegada de Zé Ricardo e a boa fase de Thiago Galhardo

Listen to "FutCast" on Spreaker.

Na Prancheta analisa o bom momento de Thiago Galhardo no Ceará

O que você achou desse conteúdo?