Logo O POVO+
Nova técnica da seleção brasileira feminina, Pia Sundhage faz sua primeira convocação
Esportes

Nova técnica da seleção brasileira feminina, Pia Sundhage faz sua primeira convocação

A treinadora sueca chamou nomes experientes, como Marta e Formiga, e novatas, como a jovem Yaya, de 17 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sueca Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lucas Figueiredo / CBF Sueca Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino

"A mudança virá, mas peço um pouco de paciência." Foi assim que Pia Sundhage, a nova técnica da seleção brasileira feminina de futebol definiu o início dos seus trabalhos à frente da equipe.

Com transição gradual, a seleção já tem o grupo fechado para a disputa do primeiro amistoso após a Copa do Mundo da França-2019. No auditório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, a técnica sueca convocou as 23 jogadoras para representar o Brasil contra a Argentina, no dia 29 de agosto, em São Paulo. A equipe tem como base jogadoras que atuam fora do País, dentre elas as craques veteranas Marta (Orlando Pride/EUA) e Formiga (PSG/França).

Conhecida por apoiar atletas mais experientes, em sua primeira convocação na seleção das brasileiras, a treinadora de 59 anos enalteceu a importância que as veteranas desempenham para o time e como poderão colaborar com o trabalho pretendido.

"Quero dar uma segunda chance para essa equipe antiga. Preciso de um pouco mais de tempo para me acostumar com o nível da seleção (brasileira). Seria uma mudança brusca demais, então vamos fazer mudanças pequenas. É claro que a Yaya, por exemplo, ficou super empolgada e isso vai servir de motivação para as novas — e isso é importante. Todo mundo tem uma chance", disse a substituta de Oswaldo Alvarez, o Vadão.

No discurso, Pia cita nominalmente a meio-campista Yaya, do São Paulo, que com apenas 17 anos é uma das grandes novidades na equipe.

Faltando pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Pia Sundhage se diz bastante otimista. Ela elogiou o trabalho e o apoio dado pela CBF, além de destacar o anúncio, também feito na coletiva, dos dois técnicos que darão suporte ao futebol feminino de base: a ex-jogadora Simone Jatobá, nova técnica da seleção feminina sub-17 e Jonas Urias, que comandará o sub-20.

Há menos de um mês no comando da seleção, Pia desta que um dos grandes desafios será a transição do ataque para a defesa e, principalmente, erros de posse de bola. Ela também fez questão de reforçar que um time deve fazer o possível para a retomada do controle do jogo e, por isso, pretende fazer mudanças na defesa, com jogadas mais curtas para construir um ataque.

A sueca destacou ainda o papel da atacante Marta, seis vezes escolhida a melhor do mundo, como jogadora essencial para o time. "Eu falei com a Marta e é ela muito especial pra mim. Ela conhece a cultura sueca, e por falar o idioma, eu converso muito com ela. Pretendo assistir algumas partidas dela no Orlando (Pride). E espero que ela consiga seu melhor desempenho nos Jogos Olímpicos. Ela é muito importante para a equipe."

O Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino de Seleções acontece nos dias 29 de agosto e 1º de setembro, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Serão quatro jogos disputados em rodadas duplas. A primeira equipe adversária das brasileiras será da Argentina, na quinta-feira, 29, às 21h30min. Costa Rica e Chile se enfrentam mais cedo, no mesmo dia, às 19 horas. As equipes vencedoras passam automaticamente à final, que acontece no dia 1º de setembro, às 13h30min. A disputa do terceiro lugar também acontece no domingo, às 10h30min.

Currículo

Ex-jogadora, Pia Sundhage foi treinadora da seleção dos Estados Unidos entre 2008 e 2012 e da Suécia entre 2012 e 2018. Tem dois ouros olímpicos com as norte-americanas e uma prata com as escandinavas

A lista das convocadas

Goleiras: Aline Reis (UD Tenerife-ESP) e Bárbara (Avaí/Kindermann-BRA)

Laterais: Letícia Santos (FFC Frankfurt-ALE), Fabiana (Internacional-BRA), Joyce (UD Tenerife-ESP) e Tamires (Corinthians-BRA)

Zagueiras: Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (sem clube), Erika (Corinthians-BRA) e Bruna Benites (Internacional)

Meias: Thaisa (Real Madrid-ESP), Formiga (Paris Saint-Germain-FRA), Luana (KSPO Women Football-COR) e Yaya (São Paulo)

Atacantes: Andressa Alves (Roma-ITA), Geyse (Benfica-POR), Marta (Orlando Pride-EUA), Milene (Corinthians-BRA), Debinha (North Carolina Courage-EUA) e Chú (Changchun Dazhong-China)

 

O que você achou desse conteúdo?