Logo O POVO+
Em reunião com clubes cearenses, CBF admite erros, mas convence de que não houve má fé
Esportes

Em reunião com clubes cearenses, CBF admite erros, mas convence de que não houve má fé

Dirigentes de Ceará e Fortaleza se reuniram com chefe de arbitragem da CBF para discutir atuação de árbitros e do VAR
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leonardo Gaciba, chefe da arbitragem da CBF, virá à Capital para visitas a Ceará e Fortaleza (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lucas Figueiredo / CBF Leonardo Gaciba, chefe da arbitragem da CBF, virá à Capital para visitas a Ceará e Fortaleza

As explicações dadas pelo ex-árbitro e agora diretor da CBF, Leonardo Gaciba, acabaram convencendo. O chefe da Comissão Nacional de Arbitragem da entidade recebeu ontem os dirigentes de Ceará e Fortaleza que foram à sede da CBF, no Rio de Janeiro, reclamar de erros e arbitragem em algumas partidas que disputaram na Série A do Brasileiro.

Notas nos sites oficiais de Vovô e Leão mostraram a satisfação dos clubes com a reunião, que contou também com a presença do presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio. Já os presidentes do clubes cearenses não compareceram, mas foram representados por Raimundo Pinheiro e João Paulo Silva, vice-presidente e diretor financeiro do Alvinegro, além de Marcello Desidério, vice-presidente do Tricolor.

Sobre o assunto:

As discussões do encontro, que durou duas horas, forma bem técnicas. Ceará e Fortaleza apresentavam as queixas de lances específicos e Gaciba mostrava as imagens disponibilizadas para análise da arbitragem de vídeo (VAR). O ex-árbitro disponibilizou ainda os áudios das conversas entre as equipes de campo e de cabine de arbitragem.

"O que ficou provado pra gente é que tudo foi erro de interpretação, porque depende de localização das câmeras", disse Pinheiro, representante do Ceará, completando: "Não houve dolo ou má fé". O dirigente ressaltou, no entanto, que isso não elimina o prejuízo do Vovô na partida contra o São Paulo — em que o Alvinegro perdeu por 1 a 0, mas se queixa de pênalti claro do goleiro Tiago Volpi no atacante Felippe Cardoso.

Convencido de que as falhas não foram intencionais, Pinheiro admite a possibilidade de o Ceará retirar a ação que move no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a anulação do jogo contra o São Paulo, mesmo Gaciba tendo reconhecido o direito do clube em protestar desta forma. Procurado, o diretor jurídico do Ceará, Jamilson Veras, disse que ainda hoje haverá reunião para deliberar sobre o assunto.

Além do pênalti não marcado, a CBF admitiu outros erros de arbitragem em partidas de Vovô e Leão, como o segundo gol de Felippe Cardoso sobre a Chapecoense-SC — mal anulado — e a penalidade não marcada sobre Wellington Paulista na partida entre Fortaleza e Botafogo.

"Fizemos ver ao presidente da Comissão de Arbitragem (Gaciba) que o processo do VAR tem que ser cada vez mais transparente. E as análises da cabine devem ser feitas de uma maneira mais clara, para que não fiquem dúvidas para o espectador, jogadores e dirigentes", disse Marcello Desidério, vice-presidente do Fortaleza.

A CBF deixou claro aos dirigentes que não tratará de erros de arbitragem publicamente, mas pretende manter uma relação transparente com federações e clubes, assim como foi feito na reunião de ontem — as agremiações tiveram acesso integral a imagens e áudios.

Ficou acertado ainda, por intermédio da FCF, que Leonardo Gaciba vira à Capital e fará palestra para jogadores, comissão técnica e dirigentes de ambas as equipes cearenses no Brasileirão para apresentar o regulamento do VAR e discutir outros detalhes quanto a conduta da arbitragem.

"Vai servir para tirar as dúvidas dos clubes. Não temos ainda a data certa porque vamos tentar conciliar um dia em que os dois clubes estejam em Fortaleza e que o Gaciba possa se deslocar do Rio de Janeiro para cá para fazer essas palestras", explicou Mauro Carmélio, presidente da FCF. Cada clube receberá em sua sede o evento.

Futcast discute o legado de Rogério Ceni, a chegada de Zé Ricardo e a boa fase de Thiago Galhardo

Listen to "#68 - Legado Ceni / Chegada de Zé Ricardo / Thiago Galhardo em alta no Ceará" on Spreaker.

 

Na Prancheta analisa o bom momento de Thiago Galhardo no Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?