Titulares ou reservas, eis a questão. Para o Ceará, não importa. Independentemente do time do Flamengo-RJ que for a campo no Castelão, domingo, o Vovô se prepara para uma partida "extremamente difícil", como analisou ontem o técnico Enderson Moreira, em coletiva de imprensa na sede do clube, em Porangabuçu.
Em meio à especulação de que o técnico Jorge Jesus vai poupar titulares, Enderson Moreira fez questão de ressaltar a qualidade do elenco adversário. Nas quartas de final da Copa Libertadores, o Flamengo joga a partida da volta contra o Internacional-RS na próxima quarta-feira. Devido a desgastes musculares, é provável que o Rubro-Negro dê descanso para até cinco jogadores.
"Com o elenco do Flamengo é muito difícil colocar quem é reserva e quem é titular. É muito relativo quem começa. Equipes que têm plantel recheado de grandes jogadores têm várias possibilidades e utilizam muito o elenco, rodam bastante", afirmou o treinador alvinegro.
Para o Ceará, o jogo vale subida na tabela do Brasileirão. Em 11º com 20 pontos, o Vovô pode chegar até a 8ª colocação em caso de vitória no Castelão, se consolidando na zona de classificação para a Sul-Americana e até se aproximando da Libertadores. Enderson tem quase todo o time à disposição para o confronto, com exceção de Luiz Otávio, que é dúvida.
O zagueiro sofreu entorse no tornozelo direito na partida contra o São Paulo e, desde então, faz tratamento intensivo em três períodos para ganhar condições de encarar o clube carioca. Sem Luiz Otávio, Enderson deve fazer apenas esta mudança na equipe, colocando Tiago Alves.
"A princípio (não vamos mexer). Estamos com atletas quase todos recuperados. Devemos manter a base da nossa equipe. Só (mudaremos) se tivermos algum problema até domingo", comentou Enderson.
A expectativa do técnico é para que o time faça jogo equilibrado contra o Flamengo, independente de qual seja a equipe escalada por Jorge Jesus. Enderson espera uma equipe que se defenda sem a bola, mas que saiba atacar e colocar o rival em dificuldades dentro de campo.
"Tem que ter eficiência acima de tudo. Não acho que possamos passar a partida inteira só nos defendendo."
Para o Rubro-Negro, a vitória diante do Ceará representa a liderança da competição caso o Santos-SP tropece diante do Fortaleza, também no domingo. Apesar da importância da Liberta, o técnico Jorge Jesus ressaltou que o clube prioriza também a Série A. "Estamos apenas dois pontos atrás do Santos. Não podemos abdicar do título Brasileiro", sintetizou o português.