Logo O POVO+
Ceará lidera impedimentos na Série A; time marcou 10 gols não validados
Esportes

Ceará lidera impedimentos na Série A; time marcou 10 gols não validados

|CEARÁ| Equipe lidera número de impedimentos na Série A e anotou dez gols não validados por causa de posição irregular de seus atletas em campo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A aflição da torcida aumentada a cada chance desperdiçada pelo Ceará no Brasileirão  (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE A aflição da torcida aumentada a cada chance desperdiçada pelo Ceará no Brasileirão

Ansiedade, excesso de vontade de vencer e falta de concentração são fatores que normalmente geram impedimentos em uma partida de futebol. No atual Campeonato Brasileiro o erro de posicionamento ofensivo tem se repetido demais na campanha de 22 pontos conquistados pelo Ceará no primeiro turno.

Dados coletados pelo O POVO constatam: o Alvinegro marcou 10 gols na atual Série A que não foram validados por condição ilegal dos seus atletas. O cenário está diretamente ligado ao levantamento realizado pelo site de estatísticas Footstas, que aponta o Vovô como o elenco que registrou mais lances em que os atletas ficaram fora de jogo. São 33 vezes, ao lado do Inter-RS. No total, Fellipe Cardoso, com oito impedimentos e Bergson, com quatro, são os atletas do elenco mais vezes flagrados em posição irregular.

Voltando aos gols em posição ilegal, Felippe Cardoso, Tiago Alves e Ricardo Bueno, que já deixou o clube, são os líderes da estatística, com dois gols impedidos cada. Houve jogos que a bola na rede não valeu por mais de uma vez - goleada sobre a Chapecoense por 4 a 1 e derrota para o Flamengo por 3 a 0 - ambos na Arena Castelão.

Caso essas oportunidades de fato fossem validadas, o time comandado por Enderson Moreira - que chegou ao clube para o início da Série A - estaria com uma pontuação bem superior no torneio. Seriam sete pontos a mais e um saldo com adição de dez tentos. Nesse cenário o Vovô figuraria na oitava colocação do Brasileirão, com 29 pontos ganhos e 11 gols positivos de saldo, mais uma prova evidente que o elenco tem conseguido criar oportunidades, mostra vontade, pressionar seus adversários, mas falha no momento exato da conclusão, por diversos motivos.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa nesta quarta-feira, o atacante Bergson revelou que ainda está se acostumando a treinar na posição de centroavante no Ceará, fator que pode estar influenciando no seu posicionamento equivocado em diversas oportunidades.

"Venho me acostumando mais a treinar de centroavante. Não que eu prefira essa posição. Só procuro ajudar a equipe da melhor forma", comentou o atleta que ainda não anotou nenhum gol na Série A 2019.

Vale lembrar que além do grande número de impedimentos, os atacantes do Ceará também possuem aproveitamento ruim nas finalizações, o que interfere diretamente no número reduzido de gols marcados por eles. Apenas 15 das 40 finalizações realizadas por Felippe Cardoso e Bergson, juntos, foram em direção ao gol adversário, totalizando uma porcentagem de 37,5% de aproveitamento.

O Ceará volta a campo no próximo domingo, 22, às 16 horas, diante do CSA-AL. A partida acontecerá em Maceió, no estádio Rei Pelé, que poderá ser chamado de Rainha Marta no futuro caso a mudança de nome seja aprovada. O confronto é válido pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do segundo turno. Na partida inicial da competição entre ambos, no turno inicial, o Ceará goleou no Castelão: 4 a 0, dois tentos de Ricardo Bueno - hoje no CSA - um de Leandro Carvalho e outro de João Lucas. 

 

Ricardinho ainda não fez nenhum treino na semana

Somando 35 partidas em 2019, 17 no Campeonato Brasileiro, o meio-campista titular do Ceará, Ricardinho, apresentou nível alto de creatinoquinase (CK) nos músculos. Uma grande quantidade dessa enzima eleva as chances de lesão. Por isso, em nenhum dos treinos do elenco do Ceará nesta semana ele participou.

O atleta se limitou a trabalhos de manutenção e a atividades físicas na academia. As informações são do setorista do Ceará pela rádio O POVO/CBN, Gérson Barbosa. O jogador deve ser reavaliado hoje para saber se terá condições de treinar com o restante do time e consequentemente embarcar para Maceió na sexta-feira.

Por outro lado, Juninho Quixadá, que estava treinando separado do restante do grupo, voltou a ser integrado. Ele participou de dois jogos recentes da Taça Fares Lopes.

O que você achou desse conteúdo?