Logo O POVO+
Messi chega ao sexto título de melhor do mundo e se iguala a Marta
Esportes

Messi chega ao sexto título de melhor do mundo e se iguala a Marta

Argentino supera van Dijk e Cristiano Ronaldo no prêmio Fifa The Best. A norte-americana Megan Rapinoe foi a escolhida entre as mulheres. Brasileiro Alisson venceu como melhor goleiro do mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Megan Rapinoe
 (Foto: Marco Bertorello / AFP)
Foto: Marco Bertorello / AFP Megan Rapinoe

Pela sexta vez na história, o argentino Lionel Messi foi eleito pela Fifa como o melhor jogador da temporada. O evento desta sexta-feira, 23, que aconteceu no Teatro Alla Scala, em Milão, consagrou o argentino de 32 anos como o maior homem vencedor da premiação, com seis títulos, superando assim o atacante português Cristiano Ronaldo, que tem cinco. Além disso, o meia-atacante do Barcelona se igualou a Marta, que possui seis troféus, na contagem geral. Na seleção feminina, a norte-americana Megan Rapinoe confirmou o favoritismo e conquistou seu primeiro título.

A cerimônia também laureou três brasileiros. Alisson, do Liverpool-ING, foi escolhido o melhor goleiro do planeta, além de estar entre os 11 selecionados para o time ideal. O lateral-esquerdo também faz parte na seleção masculina, enquanto a meia-atacante Marta, por sua vez, ficou entra as 11 na inédita versão feminina.

Na votação masculina, Messi superou o zagueiro holandês do Liverpool-ING, Virgil van Dijk, e o português Cristiano Ronaldo, da Juventus-ITA. Van Dijk era o principal concorrente do argentina na disputa, pois, além de vencer a Liga dos Campeões pelo clube inglês, foi escolhido pela Uefa como melhor jogador europeu da temporada. O craque blaugrana marcou 54 gols em 56 jogos, foi artilheiro da Europa, da Champions League (12 gols) e da Liga Espanhola (36 gols), além de ser campeão nacional.

Alisson Becker, melhor goleiro do mundo
Alisson Becker, melhor goleiro do mundo
A seleção mundial eleita pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais (Fifpro), que elege o time titular da temporada, ficou assim: Alisson (Brasil); Marcelo (Brasil), van Dijk (Holanda), De Ligt (Holanda) e Sergio Ramos (Espanha); Modric (Croácia), De Jong (Holanda) e Hazard (Bélgica); Cristiano Ronaldo (Portugal), Messi (Argentina) e Mbappé (França).

Já Rapinoe superou a compatriota do Orlando Pride-EUA Alex Morgan e a inglesa do Lyon-FRA Lucy Bronze. O time ideal eleito pela Fifpro ficou assim: Sari van Veenendaal (Holanda), Lucy Bronze (Inglaterra), Nilla Fischer (Suécia), Kelly O'Hara (EUA) e Wendie Renard (França); Julie Ertz (EUA), Amandine Henry (França) e Rose Lavelle (EUA); Alex Morgan (EUA), Megan Rapinoe (EUA) e Marta (Brasil).

Na escolha de melhor goleiro, além do brasileiro Alisson a holandesa Sari van Veenendaal foi premiada. O Prêmio Puskás — gol foi o mais bonito da temporada —, foi para o húngaro Dániel Szóri (Debrecen-HUN). Os melhores treinadores foram o alemão Jurgen Klopp, do Liverpool e a inglesa Jill Ellis, da seleção dos EUA.

Jogo limpo

O Prêmio Fair Play Fifa foi para o treinador argentino Marcelo Bielsa e seu clube, o inglês Leeds United, que concederam gol ao Aston Villa após marcarem enquanto atleta adversário estava caído

O que você achou desse conteúdo?