Logo O POVO+
Na estreia de Adílson, Ceará perde para o Goiás e fica a um ponto do Z-4
Esportes

Na estreia de Adílson, Ceará perde para o Goiás e fica a um ponto do Z-4

Na Arena Castelão, Alvinegro jogou mal, Galhardo chegou a desperdiçar pênalti e Vovô completou nove jogos sem vencer
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Desempenho dos goleiros adversários acaba sendo frustrante para os jogadores alvinegros  (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Desempenho dos goleiros adversários acaba sendo frustrante para os jogadores alvinegros

Foi uma tarde em que deu praticamente tudo errado para o Ceará. Falha individual em lance capital do jogo, pênalti perdido, "chuva" de gols perdidos e novo resultado negativo em casa para lamentar. Assim, diante do Goiás e pelo nono jogo consecutivo no Brasileirão, o Vovô saiu de campo sem vitória.

A derrota por 1 a 0 na Arena Castelão está longe de ser o esperado pelo técnico Adílson Batista, no jogo em que fazia sua estreia no comando alvinegro. Com o novo revés, o Ceará perdeu mais uma posição na tabela e caiu para a 16ª posição da Série A — ficando com apenas um ponto de vantagem para a zona de rebaixamento. Esta já é a pior colocação do clube — que não figurou em nenhuma das 23 rodadas no Z-4 — nesta edição do Brasileirão.

No returno, a equipe agora treinada por Adílson Batista soma três derrotas em quatro jogos, além do empate diante do Atlético-MG. Situação oposta a do Goiás, do técnico Ney Franco, que venceu as quatro partidas que disputou no segundo turno e possui a melhor sequência recente entre as 20 equipes do Campeonato.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

O domingo infeliz do Ceará começou com o desajuste na defesa. De uma bobeada do zagueiro Valdo saiu o lance que viria a decretar a vitória do time goiano. Ao deixar escapar de seu domínio bola que parecia tranquila, o defensor alvinegro acabou dando um presente para o atacante Michael. O velocista aproveitou a brecha e avançou na direção do gol. Na primeira tentativa, teve o chute travado por Valdo, mas persistiu no lance e acertou uma bomba de canhota para estufar as redes, aos 27 minutos da primeira etapa.

Ofensivamente, o Alvinegro repetiu a sina dos últimos jogos, em que chegou com certa facilidade ao ataque, mas inevitavelmente falhou na conclusão. Diante do Goiás, foram 23 finalizações e nenhuma bola na rede. Das tentativas, apenas cinco foram na direção do gol, numa mostra de que a pontaria segue sendo um dos calos da equipe nesse Campeonato.

Só Juninho Quixadá, que voltou aos gramados com o time principal do Ceará ao entrar no segundo tempo, conseguiu arrematar três vezes na direção do gol. Na primeira, chutou longe. Na segunda, acertou a trave, em chute cruzado, que voltou às mãos do goleiro Tadeu. Na terceira, recebeu pela esquerda, cortou para o meio, bateu colocado e a bola passou raspando a trave.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) (Foto: AURELIO ALVES)

O arqueiro do time goiano, diga-se, foi o personagem do jogo. Ele apareceu em momentos decisivos, salvando ainda chute a queima roupa de Felippe Cardoso, na etapa final.

A fase do ataque alvinegro é tão complicada que até o artilheiro e melhor jogador da equipe, Thiago Galhardo, falhou. Em lance revisado pelo árbitro no monitor do VAR, o Ceará teve pênalti a favor, após ser constatado puxão de Fábio Sanches na camisa do zagueiro Valdo na área. Na cobrança, aos 26 do segundo tempo, Galhardo mirou o ângulo, mas a bola explodiu no travessão e foi pra fora.

O Ceará também teve dificuldade para controlar a posse de bola, principalmente no primeiro tempo, quando viu o time visitante levar pequena vantagem (51% a 49%). Na etapa final, o time retomou o controle das ações. Sem efeito, porém, no placar.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Crianças no estadio jogo do Ceará. Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-10-2019: Crianças no estadio jogo do Ceará. Jogo do Ceará x Goias, Campeonato Brasileiro pela 23° rodada, jogo na Arena Castelão, com derrota do Ceará por 1x0 para o Goias. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) (Foto: AURELIO ALVES)

Na luta para tentar dar fim ao seu inferno astral neste Brasileirão, o Ceará não tem muito tempo a lamentar, já que volta a campo nesta quarta-feira. O desafio será fora de casa, diante do Grêmio-RS, em jogo marcado para as 21 horas, no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS). O Tricolor, comandado por Renato Gaúcho, é o atual oitavo colocado do Brasileirão, além de ser semifinalista da Copa Libertadores.

| LEIA TAMBÉM | De volta aos gramados, Juninho Quixadá lamenta derrota: "Coisas que a gente não pode explicar"

Futcast discute volta de Rogério Ceni ao Fortaleza e chegada de Adílson Batista ao Ceará

Listen to "#73 - O retorno de Ceni e a chegada de Adilson Batista" on Spreaker.

Na Prancheta fala sobre a busca de pontos fora de casa de Ceará e Fortaleza

Ficha técnica

Ceará 0x1 Goiás

Ceará: 4-4-2: Diogo Silva; Samutel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Leandro Carvalho (Felippe Cardoso) e Mateus Gonçalves (Juninho Quixadá); Thiago Galhardo e Lima (William Oliveira). Técnico: Adílson Batista

Goiás: 4-3-3: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Yago Felipe e Léo Sena (Breno); Leandro Barcia, Rafael Moura e Michael (Kaio). Técnico: Ney Franco

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 6/10/2019

Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)

Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Cartões amarelos:

William Oliveira

Público pagante 18.054 (1.017 não pagantes)

Público total: 19.071

Renda: R$ 169.522

Gols: Michael, aos 27 do 1ºT (Goiás)

O que você achou desse conteúdo?