Logo O POVO+
Com gols de Wellington Paulista, Fortaleza vence a Chapecoense no Castelão por 2 a 0
Esportes

Com gols de Wellington Paulista, Fortaleza vence a Chapecoense no Castelão por 2 a 0

Apesar de ter derrotado o lanterna em casa, Tricolor não fez boa partida e chegou a ser ameaçado. Centroavante chegou a 9 gols marcados no Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Com os dois gols, Wellington Paulista se tornou o artilheiro do Fortaleza no ano (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR Com os dois gols, Wellington Paulista se tornou o artilheiro do Fortaleza no ano

Ter um centroavante que sabe fazer gols faz a diferença em qualquer equipe. Que o diga o Fortaleza, que ontem venceu a Chapecoense-SC por 2 a 0 no Castelão mesmo não jogando tão bem. Os dois gols foram do camisa 9 Wellington Paulista.

É certo que o primeiro veio em cobrança de pênalti, mas cinco dos nove tentos marcados pelo atacante neste Brasileirão foram com bola rolando. No segundo contra a Chape, por exemplo, ele recebeu passe de Felipe e, cara a cara com o goleiro João Ricardo, foi frio para balançar as redes.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

Além de fazer valer a "lei do ex", Wellington Paulista ultrapassou Júnior Santos e se tornou o artilheiro do Fortaleza na temporada, tendo agora 11 gols marcados.

Centroavantes à parte, o Leão pouco produziu em campo. Muito pela marcação ajustada da Chape no primeiro tempo, que tirou os espaços do ataque tricolor e dificultou a criação de jogadas ofensivas, bem como forçava o erro de passe adversário na saída de bola. Até os 21 minutos apenas Romarinho tinha conseguido chutar no gol — em jogada individual em que finalizou com a perna esquerda.

O Tricolor viria ainda a ter mais duas boas chances no primeiro tempo, com Osvaldo — na trave — e novamente Romarinho, que aproveitou cruzamento e apareceu na pequena área desviando levemente, mas João Ricardo, atento, defendeu.

Na etapa final é possível dizer que o Fortaleza fez "apenas" os gols. Depois de pular à frente com o pênalti convertido aos 5 minutos, Marquinhos Santos, técnico rival, mudou a estratégia e fez a Chapecoense sair para o ataque. O Índio Condá teve 65% de posse de bola e 14 finalizações, contra duas do Leão.

Jogadores do Fortaleza comemoram gol
Jogadores do Fortaleza comemoram gol

O problema dos visitantes, no entanto, estava na qualidade das conclusões. De 14 chutes, apenas quatro foram à meta e somente dois podem ser considerados grandes chances. Em ambas, a estrela do goleiro Marcelo Boeck brilhou.

Primeiro ele fez duas defesas em sequência em finalizações de Everaldo e Locatelli, arrancando aplausos do torcedor. Depois, já aos 50 minutos, Camilo finalizou, a bola desviou no meio do caminho, tirando Boeck da jogada, mas a trave esquerda salvou.

Com o resultado, o Fortaleza chegou aos 28 pontos, cinco a mais que o primeiro time da zona de rebaixamento — atualmente o Ceará — e ocupa agora a 13ª colocação. O time pode perder ainda uma posição caso o Vasco da Gama-RJ vença o Avaí-SC hoje, na Ressacada, em Florianópolis.

Agora o Tricolor se prepara para o próximo desafio, justamente o Vasco da Gama, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, no domingo, às 16 horas. Para esta partida, Rogério Ceni não contará com o zagueiro Juan Quintero, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não há certeza de que Jackson ganhe condição de jogo.

Futcast discute volta de Rogério Ceni ao Fortaleza e chegada de Adílson Batista ao Ceará

Listen to "#73 - O retorno de Ceni e a chegada de Adilson Batista" on Spreaker.

Na Prancheta fala sobre a busca de pontos fora de casa de Ceará e Fortaleza


Ficha técnica

Fortaleza 2x0 Chapecoense

Fortaleza: 4-2-4: Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Paulão, Carlinhos; Juninho, Felipe; Edinho, Romarinho (Mariano Vázquez), Wellington Paulista (André Luís) e Osvaldo (Marlon). Técnico: Rogério Ceni

Chapecoense: 4-4-2: João Ricardo, Márcio Araújo, Douglas, Rafael Pereira, Roberto (Renato Kayzer), Elicarlos, Gustavo Campanharo (Vini Locatelli), Camilo, Bruno Pacheco, Everaldo e Régis (Arthur Gomes). Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro:Rodrigo Carvalhães (RJ)

Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Cláudio (RJ)

Cartões amarelos: Juan Quintero (F), Juninho (F), Wellington Paulista (F), Felipe (F); Márcio Araújo (C), Everaldo (C).

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 9/10/2019

Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)

Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)

Público total: 25.425 presentes (24.425 pagantes).

Renda: R$ 163.990

Gols: Wellington Paulista (5MIN/2T e 35MIN/2T)

O que você achou desse conteúdo?