Logo O POVO+
Brasil vence Japão e garante título da Copa do Mundo de Vôlei Masculino
Esportes

Brasil vence Japão e garante título da Copa do Mundo de Vôlei Masculino

Com uma rodada de antecedência, seleção assegurou a terceira taça da competição — considerada uma das três mais importantes do vôlei mundial
Edição Impressa
Tipo Notícia
Jogadores da seleção comemoram a vitória sobre o Japão e o título (Foto: Divulgação / FIVB)
Foto: Divulgação / FIVB Jogadores da seleção comemoram a vitória sobre o Japão e o título

A seleção brasileira masculina de vôlei garantiu nesta segunda-feira, com antecipação de uma rodada, o título da Copa do Mundo. O troféu foi assegurado com a vitória em um complicado duelo contra o anfitrião Japão, por 3 sets a 1, com parciais de 25/17, 24/26, 25/14 e 27/25, na cidade de Hiroshima.

O terceiro título brasileiro na Copa do Mundo — os anteriores foram em 2003 e 2007 — foi conquistado faltando ainda um jogo para a seleção na competição, graças à grande campanha na disputa de pontos corridos. Foram dez vitórias em dez jogos. A equipe nacional perdeu apenas cinco sets no torneio até agora.

O atual campeão olímpico encerraria sua campanha contra a Itália, na madrugada desta terça, na tentativa de coroar a conquista com uma campanha invicta. A Copa do Mundo é considerada a terceira maior competição da modalidade, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e do Mundial - a seleção também soma três títulos nestes dois grandes eventos.

Classificação até a 10ª rodada
Classificação até a 10ª rodada

A conquista desta segunda-feira marca o maior título do técnico Renan Dal Zotto à frente da equipe desde que assumiu o comando, em janeiro de 2017, ao substituir o multicampeão Bernardinho. Antes, sob a orientação de Renan, o Brasil faturou o Sul-Americano e a Copa dos Campeões, ambos em 2017. E foi vice-campeão da Liga Mundial (atual Liga das Nações) no mesmo ano e do Campeonato Mundial, em 2018.

"Muito feliz com o resultado do jogo, e claro, com a conquista do título antecipado da Copa do Mundo. Desde a primeira coletiva de imprensa, reafirmei a importância deste campeonato para o Brasil, uma competição tradicional, onde chegamos sempre fortes", declarou o treinador.

Em sua trajetória rumo ao título, a seleção obteve sua mais importante vitória no domingo, quando bateu a poderosa Polônia. A equipe europeia se sagrou bicampeã mundial em duas finais em que venceu o Brasil. Com o triunfo desta segunda, a seleção alcançou os 29 pontos na tabela, sem poder ser alcançado justamente pela Polônia, que tem 25 e um jogo a menos.

Brasil x Japão

Na partida desta segunda, Renan escalou a seleção com apenas uma mudança em relação ao jogo anterior, contra a Polônia Colocou Lucão em quadra, no lugar de Maurício Souza. O restante da equipe foi mantida, com Alan, Leal, Lucarelli, Flávio, Bruninho e o líbero Thalles. No decorrer do jogo, o treinador colocou Maurício Borges, Cachopa e Felipe Roque.

Com esta formação, o Brasil fez um bom início de jogo. Abriu 6/4 e não demorou para ampliar a vantagem para 20/15, antes de fechar a parcial com oito pontos de frente. Leal foi um dos destaques do set inicial, no ataque e também nos bloqueios, ao lado de Lucão.

O segundo set começou com o Japão na frente. O Brasil virou o marcador em 11/8, mas passou a oscilar em praticamente todos os fundamentos e viu os anfitriões crescerem em quadra. Os japoneses viraram para 12/11 e acabaram fechando a parcial, empatando a partida.

Depois do susto, a seleção passeou no terceiro set. Começou fazendo 4/0, depois 10/2. A retomada da liderança do jogo veio com vantagem de 11 pontos na parcial. Na sequência, mais tranquilo após a boa performance no terceiro set, o Brasil manteve o alto nível, mas encarou um Japão mais eficiente.

Como consequência, as duas equipes transformaram o quarto set no mais equilibrado do jogo. Sem conseguirem abrir dois pontos de vantagem, os dois times fizeram 7/7, depois 10/10. O empate persistiu até 22/22. Na sequência, o Brasil desperdiçou dois match points antes de confirmar a vitória diante da empolgada torcida japonesa, para celebrar o título.

Um dos líderes da equipe, o levantador Bruninho também valorizou o bom desempenho da equipe nestas últimas duas semanas. "Estou muito feliz por vencermos uma competição difícil como essa, trabalhamos por meses, foram 11 jogos em 15 dias, é um ritmo intenso, não é fácil", disse o experiente jogador.

"Estou orgulhoso, pois esse grupo mereceu este momento e agora vamos comemorar. Nosso povo, a imprensa brasileira espera muito de nós e fomos capazes de atender, conseguimos o título. Sabíamos que o Japão vinha jogando muito bem, realizando uma ótima campanha neste torneio. Eles possuem atletas que sacam muito bem, são muito fortes neste fundamento. Isso dificultou nosso sistema em alguns momentos", afirmou.

O maior pontuador da seleção e da partida foi o ponteiro Leal, com 24 pontos, equivalente a quase um set inteiro, com 19 de ataque, três de bloqueio e dois de saque. Alan, que exibiu regularidade ao longo do campeonato, anotou 16.

O que você achou desse conteúdo?