Logo O POVO+
Em "jogo de seis pontos", Fortaleza encara Cruzeiro, ex-clube de Rogério Ceni
Esportes

Em "jogo de seis pontos", Fortaleza encara Cruzeiro, ex-clube de Rogério Ceni

Partida marca o primeiro reencontro de Rogério Ceni com o clube que dirigia até um mês atrás
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rogério Ceni foi demitido do Cruzeiro em 26 de setembro e fechou com o Fortaleza três dias depois (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Rogério Ceni foi demitido do Cruzeiro em 26 de setembro e fechou com o Fortaleza três dias depois

Um reencontro nada cômodo é que espera Rogério Ceni na partida de hoje, às 21 horas, contra o Cruzeiro-MG, no estádio Mineirão. O técnico fará, diante da Raposa, seu 101º jogo no comando do Fortaleza, desde que chegou ao Pici, pela primeira vez, em dezembro de 2017. A marca poderia ter sido alcançada antes, não fosse mudança repentina de percurso: por sete rodadas da Série A, Ceni trocou o Tricolor justamente pelo time mineiro e, num ambiente nada amistoso, foi demitido, retornando ao Leão 47 dias depois.

Ceni encara o time celeste sob o peso, ainda, de fazer o escrete tricolor voltar a vencer fora de casa. Apesar da campanha razoável como visitante — tem o 15º melhor desempenho, com nove pontos ganhos —, a última vitória da equipe longe de seus domínios foi ainda no primeiro turno. Na ocasião, superou o CSA-AL por 2 a 0, na 14ª rodada, há 74 dias.

+ Confira classificação atualizada da Série A do Brasileiro

 

Se por um lado, o encontro pode remeter a momentos conturbados, por outro, o Fortaleza traz um trunfo na manga. Com o técnico conhecendo por dentro as peças e a forma de jogar da Raposa, o Leão pode entrar em campo com vantagens. "O Rogério conhece muito bem nosso time, mas agora ele defende o Fortaleza. O respeito também não muda, mas é cada um defendendo o seu time", contou o atacante cruzeirense David, em coletiva.

Com 31 pontos e na 14ª posição, o time de Ceni busca emendar a segunda vitória e se afastar de vez da zona de rebaixamento. O técnico deve optar por formação similar à que venceu o Grêmio-RJ, 2 a 1, no último sábado. Com Gabriel Dias pendurado, Ceni pode optar por iniciar a partida com Tinga.

Sem desfalques, o Tricolor viajou, ainda na quinta-feira, para Belo Horizonte. Na delegação de 25 jogadores, estavam o atacante Romarinho e o zagueiro Jackson, que eram tratados como dúvida. O atacante teve indisposição e não participou de um treino na semana. Já o zagueiro ainda estava em transição após lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Ele pode ter viajado não para o jogo de hoje, mas para seguir com a equipe para Florianópolis para o duelo com o Avaí-SfortalezaC, na quarta-feira, 30.

Encarando o duelo como disputa direta contra o rebaixamento, um "jogo de seis pontos", o Cruzeiro está em 17º, o primeiro do Z-4, com 28 pontos, e conta com alguns desfalques. O treinador Abel Braga não contará com o volante Ederson, suspenso. Jadson e Ariel Cabral brigam pela vaga. O zagueiro Dedé passou por cirurgia no joelho direito e é outro desfalque certo.

No mesmo setor, Léo, recuperado de fratura na clavícula, volta a estar à disposição, apesar de ainda fazer aprimoramento da parte física. Assim, Abel deve optar pela dupla de zaga Cacá e Fabrício Bruno. No ataque, o técnico tem novamente David, que ficou fora da vitória contra o Corinthians-SP, e volta a ser opção no setor ofensivo cruzeirense.

Futcast discute a reta final deste Brasileirão para Ceará e Fortaleza

Listen to "#75 - 11 decisões para Ceará e Fortaleza na Série A" on Spreaker.

Na Prancheta fala sobre as variações táticas de Rogério Ceni no Fortaleza

 

Ficha técnica

Cruzeiro x Fortaleza

Cruzeiro: 4-2-3-1: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Jadson (Ariel Cabral); Robinho, Thiago Neves e David; Fred. Téc.: Abel Braga.

Fortaleza: 4-2-4: Felipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Juan Quintero, Paulão, Carlinhos; Juninho, Felipe; Edinho, Romarinho; Wellington Paulista e Osvaldo. Téc.: Rogério Ceni.

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte -MG

Data: 26/10/2019

Horário: 21 horas

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Neuza Ines Back (SP)

Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5. Tempo Real em opovo.com.br/esportes

O que você achou desse conteúdo?